Fortaleza lisérgica
Fortaleza lisérgica
Quimonos que homenageiam a Praça do Ferreira, um dos principais símbolos de Fortaleza, camisas que imitam ladrilhos coloridos, bermudas recheadas de margaridas gigantes e quase lisérgica. A Fortaleza de Gabriel Baquit é pop, contemporânea, plural, diversa, artística, histórica, urbana e muito, muito divertida.
Formado em Publicidade, o cearense decidiu cedo usar sua criatividade a favor da moda, primeiro trabalhando para grandes grifes locais, como a Água de Coco, até se sentir preparado para lançar, às vésperas da pandemia, a Baba, marca que faz o Ceará ganhar vida com suas estampas exclusivas, desenvolvidas por artistas locais.
O nome da grife é o diminutivo do sobrenome de Gabriel – Baquit, de ascendência síria, mais comum em Fortaleza do que se imagina por aí. Ainda que tenha optado por estudar Publicidade, Gabriel carrega a moda no sangue. O pai, surfista, tinha uma marca de t-shirts de espírito praiano que fez história em Fortaleza; já a mãe trabalhou por muitos anos na Jangadeiro Têxtil, uma das mais tradicionais tecelagens do Ceará.
“Cresci entre rolos de tecidos e prensas de silk screen”, lembra Baquit, fazendo referência ao trabalho de seus pais. Como boa parte dos jovens talentos que hoje tocam as marcas mais bacanas de Fortaleza, Gabriel fez escola na Água de Coco, gigante do beachwear nacional, e debutou no Dragão Fashion, evento de moda autoral que lapidou e revelou uma infinidade de talentos do Nordeste.
Baquit decidiu em cima da hora lançar a Baba no Dragão Fashion de 2019. “Eu tinha um moodboard pronto, mas não sabia como transformá-lo em coleção”, lembra o ex-publicitário. A saída foi convocar a amiga Marina Bitu, um dos principais nomes da moda cearense de hoje e com quem havia trabalhado na Água de Coco, para ajuda-lo a dar forma a suas ideias. O lançamento foi um sucesso, com direito a Preto Zezé, presidente da Central Única das Favelas (CUFA), desfilando na passarela. “Ele é daqui de Fortaleza”, conta Baquit.
Agênero, com shape democrático, as peças de linho e algodão tem um toque de alfaiataria clássica que faz contraponto perfeito às estampas vibrantes. As papetes em tons neon são best-sellers e têm ótimo custo benefício.
Muito mais que vestimentas, a Baba vende experimentos criativos e experiências compartilhadas, abrigando em sua loja física peças de outros jovens estilistas locais. O Baba Lab, como é conhecido, funciona na Casa Patuá, espaço que também reúne restaurante regional, loja de plantas e escritórios colaborativos.
Passear por ali faz a gente acreditar que dias melhores e mais alegres virão. E todo mundo merece ser contagiado por esse astral! Se você não mora em Fortaleza, pode sentir um pouco do clima passeando pelo @insta.da.baba. Melhor antídoto contra a tristeza não há.
Baba Lab: Rua Monsenhor Bruno, 819, Fortaleza