Da safra de talentos baianos, a marca Gamboa Brasil não fica de fora quando falamos em trabalhos notáveis. Criada por Meire Ehresperger em 2017, a etiqueta nasceu como hobby em criar lenços estampados com aquarela feitas pela própria à mão e, com a procura das amigas, Meire viu a chance de criar seu próprio negócio. Hoje a Gamboa é conhecida por caftans que traduzem o estilo de vida leve e alegre da Bahia.

Meire cresceu em Salvador, em uma família de classe média baixa, mas sempre com um olhar curioso para as artes. Afirma que com o cenário da época nas escolas públicas que estudou, a zona criativa não havia incentivo social, o que fez com que deixasse sua paixão um pouco adormecida até conseguir se estruturar e retomar o gosto fazendo cursos e se aprimorando.

“Consegui resgatar um sonho. Além dos caftans em seda, produzo artesanalmente acessórios feitos com conchas e folhas naturais, trazendo a ancestralidade baiana e representando uma conexão local, cheia de fé e encantos”, conta. Além disso, Meire ainda toca uma marca exclusiva de looks em alfaiataria em linho supreme, a Muzuá Bahia.

A designer começou de uma maneira experimental, mas posteriormente acabou estudando Pintura, Design de Joias, Design Têxtil e Fotografia na Escola Panamericana de Arte, em São Paulo.

Em sua nova coleção, Águas Salgadas, a Gamboa mergulha na Baía de Todos os Santos e traz símbolos do fundo do mar para traduzir em peças únicas, as cores, fauna e flora marinha.

A sustentabilidade é um norte na Gamboa. A seda natural que serve como base para a marca vem do Vale da Seda no Paraná, zona conhecida pelo exímio trabalho de qualidade dentro e fora do país.

Meire nos conta que hoje as estampas são feitas à mão utilizando a técnica de pintura em aquarela e, posteriormente, são digitalizadas. Mas em um futuro bem próximo, a marca vai começar a pintar diretamente na seda, deixando o trabalho cada vez mais único e as peças cada vez mais “one of a kind”.

Vale reforçar que cada produto da Gamboa é feito de maneira consciente, sendo fabricadas de uma até três unidade de cada peça.

A marca possui e-commerce próprio com envio para todo o Brasil.