Peças de barro feitas por artesãos cearenses que respeitam as técnicas tradicionais, com estética minimalista e sofisticação global. Este é mote da Olar Olaria Design, marca de cerâmicas rústicas (sem esmalte nem outros artifícios), lançada há um ano pelo publicitário Heytor Borges. A Olar usa como referência objetos funcionais da cultura regional — como filtros de barro, cabaças, moringas e tigelas — para criar itens sofisticados e delicados.

Tudo começou quando o publicitário, responsável pelas campanhas de boa parte das marcas de moda do Ceará, foi convocado para participar do lançamento de um hotel butique em Icaraizinho de Amontada, um dos paraísos mais bem guardados do litoral oeste do Ceará. Como sempre faz quando participa de lançamentos assim, Heytor passou dias mapeando todos os talentos artesanais da região. Foi nessas andanças que conheceu as ceramistas da Vila Mosquito, comunidade ribeirinha famosa pelas peças de barro rústico, cuja técnica passa de geração em geração de uma mesma (e extensa) família. “São mulheres fortes, talentosas. Elas mesmo entram no rio atrás do barro, processam, moldam as peças num torno manual e depois queimam num forno a lenha”, conta.

Inspirado pelo que viu, em menos de dois meses Heytor lançou a Olar Olaria. A primeira coleção foi feita em parceria com as artesãs da Vila Mosquito e trouxe peças de menor porte, com traços mais típicos do trabalho nordestino com barro — ainda que com resultado final contemporâneo e já com sua assinatura minimalista. “Não queria perder o lado rústico, mas minha meta era fugir de qualquer exagero, ou de soluções óbvias”, explica.

Já em sua segunda coleção, a Olar precisou aumentar a produção e procurou, além de um barro mais robusto, artesãos capazes de produzir peças de grande porte. O barro agora vem do sertão de Quixeramubim, e os itens são produzidos na região metropolitana de Fortaleza por dois oleiros que pilotam e dão vida às peças imaginadas por Heytor.

Seu lado esteta se faz visível em todos os aspectos da Olar: nas peças, nas redes sociais e no atendimento aos clientes – a marca acaba de ganhar sua primeira loja própria, na Casa da Vila, um pequeno shopping só de marcas independentes no Meireles, em Fortaleza.

Apesar de ter o desejo de expandir a Olar, o DNA artesanal e de slow design se mantém. Cada modelo tem apenas 15 unidades, que muitas vezes se diferenciam nos detalhes e que contam, cada uma à sua maneira, as lembranças e as histórias de quem as fez.

@OlarOlaria

Casa da Vila: Rua Torquato de Aguiar, 50, Meireles, Fortaleza, Ceará.

Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados de 8h às 12h.