Marcos Maciel é um homem que ama as mulheres. E isso fica claro quando você passeia pelas araras da Casa Aika, repletas de peças de modelagem democrática, que vestem mulheres de todos os corpos e idades. Babados, fendas e decotes sutis aparecem em modelos que não saem nunca de linha, variando a cada coleção apenas nas cores e uso de material: o linho de uma temporada vira viscose de seda na outra, e por aí vai. “Tem coisa mais frustrante do que descobrir um vestido que é a sua cara, que veste bem, e voltar à loja e descobrir que não existe mais? Quero deixar as mulheres felizes com a moda e com seus guarda-roupas, e não frustradas”, explica Marcos. Ele não acredita em coleções formais e cria “famílias” de peças lançadas mensalmente. “Nada sai de linha, não somos sazonais, não fazemos promoções”, explica.

Essa percepção e carinho com as clientes, que se sobrepõe até ao desejo natural de todo estilista de se reinventar a cada coleção, vem dos anos em que Marcos trabalhou no “chão de fábrica” do varejo. Explico: depois de se formar em moda pela Universidade Federal do Ceará, Marcos passou por uma série de marcas cearenses, e foi vendedor na lendária AnaMac, multimarcas referência na moda do Nordeste nos anos 2000. Depois migrou para a equipe de estilo de uma grande marca local de jeans e também foi buyer de outra tradicional multimarcas.

Essa experiência acumulada em diversos setores da indústria, terminou ajudando também a desenvolver soluções criativas para vencer os desafios de se produzir moda no Brasil. Um exemplo está no uso pontual de técnicas típicas do Ceará, como aplicações de renda e bordados – as peças da Casa Aika terminam tendo excelente custo-benefício justamente por esse talento de usar o artesanal em pequenos detalhes, imprimindo seu DNA cearense de maneira visível, mas sutil. A elegante fluidez das modelagens também é fruto dos anos atendendo e vestindo uma infinidade de mulheres. “Todas as peças são amplas e ajustáveis”, explica Marcos.

O amor às mulheres acima do ego do estilista faz toda a diferença na Casa Aika e está explícita até na missão da marca: “queremos uma troca de afeto para além das coisas que os olhos podem ver”

@CasaAika

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