Nascido na Paraíba, mas morador de Alagoas desde 1989, o chef Wanderson Medeiros conseguiu um grande feito – e não estamos falando dos prêmios ou dos salões lotados: soube preservar e dar continuidade ao legado da família sem abrir mão de inovar. O seu avô paterno começou a produzir carne de sol em 1889, o pai seguiu com o negócio e o filho não fugiu do ofício.

As mulheres da família também foram essenciais para a relação de Wanderson não apenas com a gastronomia, mas com o ato de receber. “Minha avó materna tinha um café/restaurante que era montado no dia da feira livre em Picuí e minha mãe era organizadora de festas de criança”, relembra o chef. O

Picuí, primeiro restaurante da família, foi inaugurado em 1989 na capital alagoana como uma casa especializada em carne de sol. Lá Wanderson trabalhou em todas as funções possíveis, de garçom a lavador de louças, mas não como chef. “Só por volta dos anos 2000, quando estava me formando em Administração, decidi fazer um curso de Auxiliar de Cozinha no Senac. Era bem básico, mas eu passava as madrugadas testando receitas e brincando com as montagens dos pratos.”

Já com um pouco mais de desenvoltura na cozinha, Wanderson Medeiros foi convidado para tocar um quadro gastronômico num programa de TV local. Segundo o paraibano, a obrigação de trazer uma receita nova diariamente, cinco vezes por semana, foi um divisor de águas em sua jornada como chef. “Confesso que esse foi um dos meus maiores aprendizados porque tinha que pesquisar muito para gravar.”

Após os pais resolverem voltar para a Paraíba, Wanderson ficou à frente do Picuí, mas não parou por aí. Desde 2007 o chef toca o buffet WGourmet e, em novembro de 2020, abriu em São Paulo o Canto do Picuí, apresentando o melhor das receitas familiares e da culinária nordestina para os paulistas. Wanderson conta que não tem uma criação xodó, mas o fato é que a carne de sol é a grande protagonista dos seus pratos. Afinal, é ela que dá bossa à tapioquinha com carne de sol na nata, que fez tanto sucesso no buffet que foi para o cardápio do Canto do Picuí. Outro hit do novo empreendimento é a carne de sol de filé-mignon, que vem com pirão de queijo de coalho e chips de mandioca, outros ingredientes que o chef tem como favoritos.

É importante destacar que Wanderson Medeiros foi um dos únicos representantes do Nordeste entre os vencedores do prêmio Prazeres da Mesa de 2022. O chef levou o troféu de melhor banqueteiro com o WGourmet, mas reforça que o reconhecimento maior vem por parte dos clientes. “Óbvio que é muito bacana ganhar prêmios, mas não é algo que eu trabalhe em função. Eu trabalho em função de encantar meus clientes”. Por aqui, já funcionou!

Picuí: Av. da Paz, 1140 – Jaraguá, Maceió – AL.
Aberto todos os dias de 11h às 17h.

Canto do Picuí: R. Ferreira de Araújo, 329 – Pinheiros, São Paulo – SP.
De terça a quinta- feira, de 19h às 23h30. Sexta e sábado, de 12h às 15h e de 19h às 23h30. E domingo de 12h às 16h30.

Buffet WGourmet: orçamento no (82) 988810176 e no e-mail eventos@wgourmet.com.br