Há exatos sete anos (ou 84 meses, 2.555 dias, 7 Carnavais e umas 25.156 fotos e mensagens trocadas no WhatsApp), as publicitárias baianas Aline Biliu e Mila Giacomo deram uma virada de carreira e deixaram seus empregos em agências de publicidade para criar o que hoje é o Miranda Estúdio, um espaço acolhedor no Rio Vermelho, em Salvador, onde a dupla comercializa seus produtos e também peças curadas a dedo com o melhor do slow fashion nacional.

Com belíssima caligrafia escrita ora por Mila, ora por Aline, os produtos da Miranda levam para dentro da casa das pessoas um pouco do espírito que motivou a criação do estúdio: “ser criativo, sem pressão nem pressa”.

A Bahia acalma, Salvador abraça

Casa é Templo

Não me dê flores, me dê coragem

Que bom que nos temos

Essas são algumas das frases que estampam pratos de barro, moringas, quadros, camisetas, pingentes, almofadas – e o que mais Aline ou Mila acharem que vai enfeitar as pessoas e suas casas. As duas trabalhavam com direção de arte em uma agência de publicidade em Salvador, e compartilhavam o desejo de “sair daquelas paredes de concreto, largar todo o frenesi do mercado publicitário e achar uma fórmula para se dedicar de forma mais leve e sadia a um negócio livre e próprio”.

A importância de estar presente no agora, de ter tempo para cuidar de si, da família, dos amigos, de abraçar suas raízes, tudo isso está na essência do projeto. O nome escolhido para o estúdio reflete bem esse espírito: Miranda significa “mulher ligada às artes e à família”. Também traz um interessante jogo de palavras: olhar (mira) e andar (anda) – de certa forma, o modus operandi das duas.

Tudo começou em outubro de 2014, quando Aline e Mila decidiram criar uma agenda para o ano seguinte, feita de forma artesanal e já com algumas das frases pensadas que hoje são marca registrada da Miranda. Sucesso absoluto, as agendas com capas confeccionadas manualmente a partir de tecidos importados do México esgotaram em um mês. “Foi uma aposta feita com muito medo do incerto, mas deu super certo!”, lembram. “Em um mês toda a tiragem se esgotou.”

Os quadros de Iemanjá e as ilustrações acompanhadas das frases que tinham feito sucesso nas agendas foram o segundo projeto do Miranda. “Somos apaixonadas por Salvador, e por isso a vontade de espalhar e levar para dentro da casa das pessoas a sabedoria baiana e a marca que a cidade deixa na vida de quem passa por aqui”, explicam.

Com uma estética própria impressa através da caligrafia e da escolha cuidadosa dos suportes onde espalham suas mensagens, Aline e Mila conseguem fazer moda e decoração com significado, tirando a impessoalidade de produtos fabricados em larga escala por empresas gigantes do ramo.

Versáteis, não abandonaram por completo o trabalho publicitário. No mesmo local onde funciona a loja, desenvolvem campanhas e projetos que vão da criação da identidade visual e embalagens da Gaya, marca local de geleias orgânicas e ghees; à ambientação da loja da Melissa em Salvador.

Uma coleção inspirada em Jorge Amado que desenvolveram em conjunto com a Casa do Rio Vermelho e a marca de moda baiana Souldila conquistou o prêmio de destaque na 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, em 2019. Também participaram do #estaéaminhahistória, exposição do Instagram Brasil que destacou 30 histórias de mulheres brasileiras que encontraram suas próprias vozes e compartilharam suas conquistas e medos na rede social.

Falando em Instagram, é impossível entrar na conta do @mirandaestudio e não sentir vontade de morar nos posts! O Miranda também possui um e-commerce que, além de todos os produtos, traz uma aba de portfólio desses projetos especiais desenvolvidos com e para outras marcas. O site entrega para todo o Brasil, o que permite que qualquer um tenha um pedacinho da Bahia em casa ou até no pescoço, como é o caso dos colares com as frases “Confia na Bahia” e “Mancha de dendê não sai”.

Para quem mora em Salvador ou está de passagem, a visita ao espaço físico é programa mais que recomendado. Além das peças assinadas pela dupla, a loja reúne marcas locais de pequenos produtores como a @somosdua, de bijoux feitas à mão; o beachwear descolado da @usehermana; e os cosméticos naturais da @a.colhe.

@mirandaestudio

mirandaestudio.com.br

Miranda Estúdio: Rua José Taboada Vidas, 13/ sala 105, Rio Vermelho, Salvador