Uma pinta, a outra borda. Essa é a dinâmica de criação das irmãs piauienses Vitória e Helena Alencar, uma arquiteta, a outra formada em moda. As duas cresceram cercadas por tintas, lápis e pincéis e, de certa forma, sempre souberam que usar as mãos para criar era o destino comum.

Netas de bordadeira e filhas de uma designer de interiores que também fazia bijoux, juntas criam papéis de parede, quadros e pingentes que se valem de referências regionais para criar um universo de fantasia que chama atenção pela delicadeza e pela riqueza de detalhes.

Em 2016, sem grandes pretensões, lançaram o projeto As Meninas (@_asmeniinas) para atender aos pedidos de amigos e colegas de faculdade e terminaram encontrando no hobby comum uma profissão.

Vitória tem 26 anos e se formou em arquitetura pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) – é ela quem faz os desenhos e cuida da pintura, tanto acrílica quanto as aquarelas. Já Helena, de 24 anos, é designer de moda, também formada pela UFPI, e fica com os ricos bordados feitos à mão.

O sucesso foi além do produto e, de tanto serem chamadas para ensinar aos outros a arte de bordar, criaram um ateliê on-line que dá cursos para resgatar e propagar as técnicas do bordado e da pintura.

A homenagem ao Piauí está presente na temática e na paleta de cores. O caju é a marca registrada do trabalho da dupla, assim como o potó, um simpático besouro local. “Também fazemos peças com desenhos do mapa do Piauí, preenchido com elementos da nossa fauna e da nossa flora”, conta Vitória.

O Instagram é a principal vitrine d’As Meninas. Por lá, expõem seus trabalhos e captam novos clientes. Os bastidores, como são chamadas as telas de algodão emolduradas em madeira e pintadas ou bordadas, são hit de venda. E mesmo nas peças pensadas para bebês e crianças, nunca caem no lugar comum e refletem o universo lúdico e imaginativo das irmãs.

Vitória e Helena Alencar mostram, assim, que o bordado e a pintura podem ir do quarto infantil à sala de casa – sempre com criatividade e resgate das técnicas manuais.