Quando se fala em moda autoral, que dialoga com referências regionais e faz uso de tecidos nobres como linho e algodão sustentável, dificilmente se pensa em moda fitness – ou activewear, como passou a ser chamado este segmento de peças que você pode usar na academia, mas também no fim de semana, em casa, ou para realizar tarefas triviais como ir ao supermercado.

Mas a marca potiguar Funlab faz exatamente isto: uma moda descomplicada, com modelagem que não impede nenhum movimento e estampas autorais, inspiradas ora em símbolos da flora local, como cajus e cactos, ora em manifestações artísticas regionais, como a xilogravura.

Criada em 2013 por Priscila Porcino, a Funlab fez fama originalmente pelas camisetas com frases divertidas como “só corro para beber vinho” ou “desculpe o que falei antes da yoga”. A marca reflete muito o estilo de vida e as crenças de Priscila. “Comecei a correr para controlar minha ansiedade, e esse foi o grande gatilho para criar a marca. Minhas maiores inspirações são as pessoas com quem convivo, mães, mulheres empresárias, que precisam conciliar a vida pessoal com a profissional sem deixar de lado o autocuidado”, diz.

No ano passado, Priscila resolveu experimentar lançar uma coleção de loungewear, com pantalonas, shorts e quimonos com estampas coloridas que misturavam sertão e litoral, e uma série P&B com palavras de motivação escritas com topologia inspirada na xilogravura. Foi um sucesso, as vendas superaram todas as expectativas, e hoje já superam a linha fitness.

“A Funlab não é apenas uma marca de academia, o propósito é se tornar uma etiqueta de estilo de vida, buscando a sustentabilidade através de tecidos tecnológicos aliados a uma boa ergonomia na hora de vestir.”

A marca deu outro salto em março de 2023, com a coleção Arruda. Priscila revisitou o passado da família e resolveu celebrar a vida do artista plástico José Antônio de Arruda Sales, seu tio-avó, que através das pinturas transmitia seu olhar místico sobre seres imaginários como sereias e anjos.

“A inspiração para essa coleção surgiu das visitas a casa de vovó; onde em muitos finais de semana convivemos com tio Arruda. Passei minha infância em sua casa, que tem uma galeria de obras do meu tio nas paredes. Muitos quadros coloridos, lúdicos, com figuras mitológicas, marinheiros, noivas, santos e anjos”, lembra.

Foram lançados 32 produtos, entre quimonos, blusas e shorts, a partir de quatro estampas: “A Mulher que Virou Cobra”, “Pavão Misterioso”, “Escamas” e “Arruda”. As duas primeiras padronagens nasceram, literalmente, de quadros do artista; a terceira foi inspirada no rabo da mulher que virou cobra e a quarta foi uma homenagem ao nome de batismo de José Antônio.

Essa coleção celebra o maior lançamento da Funlab até hoje e consolida sua trajetória de criar roupas para além do universo fitness, onde foi dado os primeiros passos. As peças da marca podem ser encontradas no site e na loja física, em Natal, além da Casa NORDESTESSE, em SP.

Shoowroom em Natal: Rua Henri Koster, 1026.