O Estado de Sergipe pode até ser pequeno em extensão, mas compensa na riqueza e diversidade de suas regiões. Além do litoral, há caatinga, sertão e manguezal. E é justamente a complexidade dessa terra que guia a gastronomia do Seu Sergipe Bistrô, restaurante de Seichele Barboza, chef que ficou conhecida com o reality show Mestre do Sabor, da Globo, e que é visita obrigatória em Aracaju.

Antes de se tornar uma das chefs mais relevantes do Estado, Seichele trabalhava no mercado imobiliário e tinha uma rotina estressante. Com apenas 21 anos foi diagnosticada com pressão alta, mesma doença que matara precocemente seu pai, e percebeu que precisava repensar a vida.

Largou o emprego, recorreu ao empréstimo do FIES, Fundo de Financiamento Estudantil, do Ministério da Educação, e foi estudar gastronomia. Em 2015, dentro de sua própria casa, abriu o Seu Sergipe. Segundo Seichele, o restaurante é “um mergulho na gastronomia sergipana que envolve história, cultura, música, folclore”. O nome dá a ideia do cuidado, porque o que é seu, você cuida; e também porque “seu” é uma abreviação de senhor. “E Sergipe é um senhor Estado”, emenda a chef.

O programa na Rede Globo apresentou Seichele para o próprio país e até para o mundo. “O Mestre do Sabor até hoje reverbera de forma positiva, na minha vida e dos sergipanos. Minhas presença representava a sergipana, nordestina e mulher negra e a projeção foi internacional porque passou em Portugal, Moçambique e Cabo Verde”.

O carro-chefe é a Experiência do Cabrunco, menu de 10 etapas cheio de detalhes – como a louça, que é feita pela comunidade Carrapicho, com barro do Rio São Francisco. Entre os pratos servidos o destaque é o carpaccio de caju, a quiabada crocante, que reinterpreta o prato típico, e o creme brulée de mangaba. Há ainda o momento em que a luz é apagada e é feita uma espécie de fogueira à mesa para ambientar o cliente no sertão sergipano.

Mais curto, o menu Origem Sergipana tem 6 etapas. Se prefere algo ainda mais breve, confira o cardápio do Seichele Burguer. “Na hamburgueria também trabalho com ingredientes locais. Os mais famosos são o de aratu (marisco local) e o de camarão crocante.”

Com o restaurante e a participação no reality, a chef segue na missão de enaltecer Sergipe. “Nossa cultura foi pouco difundida até para os sergipanos. Passamos por um processo de aculturação. Mas nos últimos 10 anos, esforços têm sido feitos para entender a potência que Sergipe é!”.

📍Rua Engenheiro Braz Melo Costa, 88, Aracaju.