McFish Gourmet
McFish Gourmet
É no bairro da Pituba, em Salvador, longe do circuito turístico, que se encontra um dos restaurantes mais legais de Salvador. O Boia, como o nome deixa claro, te leva para uma viagem marítima e gastronômica comandada pelo chef Kaywa Hilton, que furou a bolha e ganhou notoriedade nacional ao participar do reality show da Globo Mestre do Sabor, comandado por Claude Troisgros.
Com o tema mar ditando da decoração ao menu, o Boia faz releitura criativa de clássicos do fast food e da gastronomia de boteco, priorizando frutos do mar e mariscos. Chegando ao restaurante, a dica é pedir um dos chopes da Proa, cervejaria artesanal que funciona no mesmo local. E experimentar as Iscas, parte do menu dedicada aos aperitivos. Nossas dicas? A coxinha de caranguejo, a croqueta à moda espanhola feita de aratu e o tempurá de jiló.
Entre os pratos principais fazem muito sucesso o hambúrguer smash de atum direto da brasa e a versão deluxe do McFish. O sanduíche vem com sardinha empanada e famoso aioli da casa, que acompanha também outros pratos. Fora do mood sanduíche, recomendamos a lula a carbonara, a alcatra de atum e o escondidinho de camarão.
O Boia tem muito da personalidade de Kaywa Hilton: cidadão do mundo, inquieto por natureza. “Sou filho de pai baiano e mãe francesa, nascido em Minas Gerais e criado na Bahia. Minha relação com a gastronomia vem de berço: minha mãe, Carole, sempre foi apaixonada por cozinhar, receber, decorar”, lembra o chef.
Kaywa não se adaptou à educação convencional e decidiu arriscar na gastronomia. Deu certo. Começou como aprendiz no La Grand Cascade, restaurante com uma estrela Michelin, em Paris, e passou também pelo tradicional Le Pre Catelan, no Rio, onde trabalhou com Rolland Vilalr e foi eleito um dos sous chef mais promissores do país. Virou chef-executivo do Sofitel Carrasco, em Montevidéu e, de volta à Bahia, decidiu que era hora de ter algo seu, e abriu o Boia em outubro de 2020.
Desde então, o Boia virou o point de quem gosta de comida boa, de primeira qualidade, mas de um ambiente mais informal e descontraído. Além dos pratos que possuem fãs, é sucesso por lá o samba que ocorre toda sexta-feira. A banda Fragmentos é quase sempre o headline do rolê, que é regado também por muita cerveja artesanal e, claro, comidas que combinam com o clima. Vale provar o hotmar, um cachorro quente de linguiça de atum e bacon. Como tudo lá, é diferente, autoral e muito gostoso!
Rua das Hortências, 288, Pituba, Salvador. Terça a sábado, de 17h às 23h. Domingo, de 13h às 17h.