Mestra Dadá é um dos Tesouros Vivos do Ceará, nome dado às guardiãs de saberes ancestrais como o bordado Paris, hoje feito unicamente em Quixeramobim, região do Sertão Central cearense, onde nasce a história da Caiio, neomarca de streetwear que resgata esses saberes e transforma em uma moda que se comunica com o agora.

Não foi nada fácil para Caio Nascimento, diretor criativo da marca, convencer Mestra Dadá – e as demais artesãs do grupo Mãos de Fadas, coletivo que trabalha com o bordado Paris há 45 anos na região – de que elas precisavam repassar esses ensinamentos para que não se esvaziassem com o tempo. Caio precisou de muita conversa e exploração de possibilidades para provar que o feito à mão ainda tem espaço no repertório da moda contemporânea.

E é norteada por esse desejo de criar uma ponte entre o artesanato cearense e a cultura das ruas ao redor do mundo que a Caiio cria peças urbanas, jovens e – seu diferencial – usando bordados em tecidos naturais de maneira nada óbvia. Num primeiro olhar, a camisa da segunda foto da nossa galeria pode parecer uma estampa digital, mas ela é feita inteiramente no ponto Paris, levando cerca de 30 a 60 dias para ser finalizada pelas bordadeiras.

“O streetwear sempre fez parte da minha vida, assim como o trabalho artesanal da nossa região. Minha missão é traduzir esses saberes para o guarda-roupa masculino da maneira mais contemporânea possível”, diz Caio.

A flora do Ceará também é usada por Caio de maneira nada caricata, como no caso do cacto, que ganha versão 3D na calça monstro, best-seller da marca (no abre da galeria, ela aparece em versão preta).

Caio Nascimento já apresentou suas coleções no Dragão Fashion entre 2017 e 2019, mas pausou a marca para estudar moda em Milão.

Caio Nascimento já apresentou suas coleções em outras épocas do Dragão Fashion, entre 2017 e 2019, mas pausou a marca para estudar moda em Milão. Ganhou uma bolsa para estudar no tradicional Instituto Marangoni, onde adquiriu o conhecimento que serviu de base para se aprofundar ainda mais nas técnicas manuais e entender melhor toda a potência de se valorizar essas manualidades.

Em maio passado, o estilista lançou oficialmente a Caiio. A marca conta com dois sócios: a Kate, designer gráfica e de superfície, e Thiago, na posição da burocracia e químico industrial responsável pela a experimentação e pela busca de novos materiais da região para trabalhar produtos têxteis próprios.

Looks utilitários, aviamentos bem pensados, cores que fogem das tradicionais paletas de seca e sertão: a Caiio traz um novo olhar sobre a moda nordestina. A coleção de lançamento, batizada de Ruas do Brasil, já está disponível no site da etiqueta.