Trazer para o guarda-roupa de seus clientes a obra do maior artista vivo de Sergipe, que já foi destaque na Bienal de Veneza com suas esculturas de galhos e troncos de madeira e que contribui como poucos para a elevar o status da arte popular. Essa foi a missão da historiadora Rafaela Castro ao lançar uma coleção inspirada nas obras de Cícero Alves dos Santos, o Véio, com aprovação e bênção do próprio artista.

A paixão por cultura popular e o desejo de retratar de uma maneira poética os símbolos de Sergipe foram os impulsos que levaram a historiadora a laçar em 2018 a Severinas, marca que traz o DNA sergipano e enfatiza paisagens, manualidades e personalidades que representam bem a região.

Rafaela sonhava em ser estilista desde a adolescência, mas foi convencida pelos pais a ficar em Aracaju e acabou cursando História. Mas isso não impediu que ela fosse trilhando o seu caminho na moda. Começou vendendo biquínis, mas moda praia não era suficiente para contar em roupas as histórias que queria.

“O Nordeste é fonte inesgotável de inspiração e quis trazer isso para nossas roupas usando o que temos de melhor, como a Renda Irlandesa, que é patrimônio de Sergipe, mesclando-a a tecidos tecnológicos como a supermicrofibra, feita a partir de PET, ou a viscose de algodão, viscolinho e linho”, conta.

O nome Severinas, como você já deve ter imaginado, é uma homenagem ao livro “Morte e Vida Severina”, do pernambucano João Cabral de Melo Neto. A coleção em parceria com Véio vem de uma paixão antiga. Desde muito cedo Rafaela acompanhava o trabalho do artista e, depois que criou a etiqueta, foi atrás da filha do artista para ter autorização para lançar uma coleção em sua homenagem.

“Véio é uma paixão antiga. Sua obra tem uma complexidade que fascina.” As estampas foram criadas por Breno Loeser, artista sergipano que também já criou ilustrações para a Farm e Ateliê Mão de Mãe. “Sabia que ele conseguiria traduzir em desenhos uma obra e legado tão ricos”, diz Rafaela.

O resultado são maiôs, quimonos, tops, saias, camisas, biquínis e calças que mergulharam nas obras que trazem o universo dos palhaços de madeira de Véio. As peças estão à venda no Instagram da marca.