“O Zé Pereira não tem clientes, tem apaixonados”: é assim que a maranhense Isabela Murad descreve o sucesso da marca de biscoito que fundou há seis anos. A receita do quitute pode ser considerada “de família”. Dona Tereza, avó de Isabela, fazia o biscoito amanteigado para conquistar os 15 netos.

Tereza Murad, que faleceu há oito anos, era uma cozinheira de mão cheia. De origem libanesa, fazia comida árabe com maestria, verdadeiros banquetes para a família e também para amigos e conhecidos que encomendavam. Mas a sua receita que conquistou o Brasil foi a do biscoito Zé Pereira, que aprendeu ainda na infância, no colégio de freiras. O doce era feito em fevereiro, como uma homenagem à tradição carnavalesca de mesmo nome, que era quando foliões tocando bombos desfilavam em parada pelas ruas de São Luís.

A receita de família ganhou ar de negócio quando uma das netas decidiu servi-lo como lembrança, no casamento, no lugar do tradicional bem-casado. Foi o maior sucesso, e encomendas de noivas maranhenses não paravam de chegar.

Isabela teve então a ideia de levar o biscoito para o Casar Bem, evento voltado para o segmento em São Luís. “Ali me deu um estalo: não era só minha família que amava o doce; qualquer pessoa que provava se apaixonava”, relembra a agora diretora da marca Zé Pereira.

Arquiteta, Isabela Murad, 39, trocou o design de interiores pelo “food design”. A maranhense viu que os brasileiros amavam os biscoitos importados pelo gosto, mas acima de tudo pela embalagem, e teve a sacada de transformar o Zé Pereira em um biscoito premium. “Eu só modifiquei o formato, porque minha avó fazia retangular. Queria que as pessoas comessem o biscoito de dentro da lata, como uma pipoca, por isso ele agora é quadrado e pequeno.”

O mais tradicional é o de canela, mas o biscoito ganhou as versões de cacau, limão e maracujá. Em maio de 2023 foram lançados dois novos sabores: caramelo salgado e café. Hoje o Zé Pereira é vendido em mais de 200 pontos de venda por todo o país, como o complexo Eataly, em São Paulo.

Apesar do crescimento exponencial, a marca segue com fabricação local. Furar a bolha do Maranhão para o Brasil, porém, não foi fácil. “Não somos um Estado industrial, então foi quase um pioneirismo novo montar a logística de envio para todo o país. Mas o biscoito se tornou o orgulho da cidade e ultrapassou barreiras. Nós provamos que conseguimos fazer um produto de qualidade, que não perde para nenhum importado”, comemora Isabela.

Mas como o legado de Dona Tereza vai muito além do biscoito, a família abriu, há três anos, o Zé Pereira Café. Lá é possível provar as outras receitas dessa maranhense-libanesa e, claro, adquirir o seu potinho do Zé Pereira. O espaço, inclusive, virou parada obrigatória para quem vai a São Luís e já contou com a visita da cantora Alcione e da influenciadora Camila Coutinho. Ah, e falando em influencer, quem também é fã é Thaynara OG, outra maranhense que também conquistou o Brasil.

O biscoito Zé Pereira está disponível em mais de 200 pontos de venda pelo Brasil. Para achar o mais próximo, basta acessar o site da marca. Também está à venda no e-commerce Conceito ê.