​Fruto de uma boa trama, da amizade de duas mulheres e da vontade de empreender, a Tramei é uma marca potiguar que veio para ressignificar o que conhecemos como “cadeira de praia”. Helena Macêdo e Cecília Miranda resolveram brincar com um clássico nacional, as tradicionais cadeiras ferro espaguete, com estrutura de ferro e tramas de polipropileno, tão comuns em casas do interior do Nordeste, e que nos anos 50 ganharam status de “peça de design” graças à versão assinada pelo escultor, moveleiro e arquiteto autodidata baiano José Zanine Caldas. Nas mãos da dupla potiguar, o modelo fica mais leve, sustentável e com padronagens cheias de bossa.

Na versão da Tramei, a ferro espaguete tem a estrutura de alumínio das cadeiras de praia, mas ganha braços de madeira, já que o objetivo da dupla é fazer peças que possam ser usadas também dentro de casa, na varanda, no jardim.

As tramas são executadas manualmente por Helena e Cecília, que também desenham alguns modelos exclusivos e contam com a ajuda de um marceneiro que dá o up final na cadeira praiana: o braço de madeira. Segundo a dupla, as cadeiras da Tramei “não têm regra definida, elas são para todas as pessoas, lugares e ocasiões. A meta é fugir do óbvio com muito estilo e criatividade”.

Geóloga de formação, Helena Macêdo se encontrou mesmo como maquiadora, ofício que exerce há 12 anos. Antes de lançar a Tramei, no início deste ano, teve um brechó online com a amiga Cecília Miranda. Advogada, Cecília também tinha paixão por trabalhos manuais e formaram uma dupla imbatível de cabelo e make. Sempre foi apaixonada por bordados livres e lançou uma marca de camisetas.

Como elas mesmo dizem, “parceria antiga sempre resulta em coisa boa. Juntas, somos ainda mais destemidas e empolgadas”. Padronagens vibrantes e com combinações inusitadas, materiais de qualidade e amor ao processo de confecção fazem das cadeiras Tramei peças que vão além da decoração. A dupla já produziu para hotéis em Fernando de Noronha e até para enfeitar vitrines de uma grife de moda.

Por aqui, a única dúvida é qual modelo escolher para ler um livrinho ao sol, seja na praia ou no jardim. A dupla já vem se exercitando na criação de novos modelos de cadeira, e outras peças de mobiliário utilizando a técnica de ferro espaguete estão em gestação. Fique de olho!

@Tramei__