Muito além de uma marca de moda baiana (que se você ainda não conhece, essa é a hora!), a Dendezeiro é uma fonte inesgotável para todos os contornos que permeiam a urgência da diversidade aplicada aos mais variados aspectos da vida. Criada pela dupla Pedro Batalha e Hisan Silva, três anos atrás, a Dendezeiro nasceu a partir do profundo desejo deles em promover a diversidade “não como possibilidade, mas como responsabilidade”. E seguem, em coro: “trata-se de uma missão principal, e não coadjuvante”.

Estilistas, produtores de conteúdo, ativistas e agitadores culturais, eles andam dando o que falar. Hoje, a Dendezeiro é queridinha de celebridades como Maria Gadú, Majur e Fabrício Boliveira. O buzz em torno do trabalho do duo ganhou força no fim de 2020, em plena pandemia, quando a Dendezeiro estreou com a coleção Transatlântico na plataforma online da Casa de Criadores, celeiro de novos talentos da moda nacional. Na estação seguinte, em julho de 2021, a marca realizou sua segunda participação apresentando Cor de Pele, coleção que celebrava a diversidade das peles pretas. Mais uma vez, sucesso absoluto.

Em junho de 2022, foi a vez do début na São Paulo Fashion Week com a apresentação do fashion film da coleção Tabuleiro (assista a bela homenagem à nossa cultura aqui). Inspirada pelo patrimônio cultural que é a tradição do “tabuleiro da baiana”, a coleção conta com cartela de cores que remete aos quitutes africanos e afro-brasileiros: acarajé, vatapá, caruru, abará e cocadas.

Com o profundo desejo de criar roupas (e conteúdo digital!) para todos os tipos de corpos, o conforto do streetwear se mistura belamente com técnicas de alfaiataria. Dobras,  amarrações e reguladores dão o charme final, fazendo com que as peças se ajustem ainda melhor a cada pessoa que as veste. Quando Hisan e Pedro decidiram unir forças, eles tinham um plano bem claro: criar uma marca agênero, original e com propósito. Dito e feito.

A primeira peça desenhada pela dupla, que faz questão de realizar todo seu processo criativo localmente em Salvador,  foi uma jardineira ajustável, que vestia pessoas dos tamanhos P ou G. “A Dendezeiro é uma marca slow-fashion, com proposta de fazer moda sustentável atrelada ao consumo consciente. Buscamos a sustentabilidade quando não precisamos descartar roupas ou separá-las por gênero, idade ou tamanho. Precisamos pensar em roupas que possam vestir diferentes tipos de corpos. Isso já é uma maneira de agir de forma sustentável dentro do nosso trabalho, pois conseguimos minimizar o impacto da produção e atingir um público maior”, contam.

O nome da marca é em homenagem à força resiliente do Nordeste, que fomenta a cena cultural da moda. Pouco tempo antes de criarem a Dendezeiro, Pedro e Hisan abriram um brechó onde faziam intervenções nas peças, criando editoriais com fotógrafos e stylists que também estavam no começo de carreira. A partir das vivências individuais e observações sobre a falta de pertencimento das minorias, a Dendezeiro nasceu, sobretudo a partir de uma necessidade de encontrar um lugar especial para cada pessoa.

Hisan e Pedro definem a Dendezeiro muito além de uma marca de moda: trata-se de um estilo de vida. É uma nova perspectiva de futuro, que traz questionamentos sobre a falta de diversidade e inclusão, tratando a moda como um organismo vivo que precisa de mudanças urgentes. A hora é agora!

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