Arte no cotidiano
Arte no cotidiano
Sereias, corações ergonômicos, andorinhas e até uma versão de Abaporu, de Tarsila do Amaral, são alguns dos exemplos das ilustrações que protagonizam as louças da Maroca Desenha. Fundada em 2018 pela recifense Mariana Belém, a marca se destaca pelo trabalho delicado e repleto de referências à Pernambuco em copos, pratos, canecas e moringas.
Mariana começou a estudar Arquitetura, mas terminou se formando em Design Gráfico. Passou 15 anos morando em São Paulo e em 2019 decidiu retornar à terra natal. Nesse tempo, trabalhou na produção de painéis de parede, pintura de telas e sobre móveis e até ilustração de livros.
A virada de chave veio quando Mariana Belém entendeu que queria levar arte para o cotidiano. “A Maroca surge como a concretização dessa vontade e das inspirações da minha infância. Eu tinha essa memória das cristaleiras da minha avó e das louças lindas e intocáveis pelos netos”, lembra a artista.
Da mãe herdou o gosto por tintas e, ainda na casa da avó, descobriu o mestre da xilogravura pernambucana Gilvan Samico, outra influência discreta e bem-vinda! Já adulta, se apaixonou pelo universo dos quadrinhos e passou a ler e colecionar nomes como MOEBIUS, Geoff Darrow e Guido Crepax – da mistura dessa turma como Samico, sai o traço cheio de personalidade, desenhado com pincel ou bico de pena.
Destaque para a série “Amuleto”, que retrata figuras a que se atribuem virtudes sobrenaturais de defesa contra doenças e feitiços. É o caso do prato “Olho Grande Pra Mim É Cego”, inspirado nas placas do lendário Seu Juca. “Suas placas ilustradas são exemplo do mais puro design vernacular, com ditos de conhecimento popular e cores maravilhosas. Considero um grande amuleto de proteção em minha casa, pendurada em local estratégico para proteger meu lar e minha família”.
Para o centenário da Semana de Arte Moderna, se uniu a dois novos nomes da moda pernambucana: a Oh!Laria e a Firulinha. A collab resultou em roupas para adultos e crianças e em louças diversas que brincam com o quadro clássico da paulista Tarsila do Amaral.
A parceria deu tão certo que Mariana Belém já conversa com outros artistas da cena local para o lançamento de coleções pontuais em um futuro próximo. Urgência, porém, não é palavra de ordem na marca. O processo artesanal faz com que cada item seja uma obra de arte única, por isso só cabe a nos esperar – e seguir estimulando marcas como a Maroca!
As peças da Maroca Desenha à venda no e-commerce e na loja que divide com a marca infantil autoral Firulinha, na icônica Galeria Joana D’Arc, no Pina.
Galeria Joana D’Arc: Av. Herculano Bandeira, 513 – Pina, Recife – PE