Pinta e dobra
Pinta e dobra
Quem visita as redes sociais ou o site da Dobra Atelier, passa por um pequeno “perrengue”: é difícil escolher apenas uma criação da marca de tapeçaria para chamar de predileta. Coloridas e geométricas, as paisagens e abstrações são todas feitas pacientemente pela arquiteta pernambucana Marcella Vasconcelos, de 31 anos.
Natural de Caruaru, referência no artesanato em barro em Pernambuco, Marcella cresceu influenciada pela avó e mãe costureiras e pelas tias pintoras. As atividades de desenhar e bordar, que na infância eram diversão, na vida adulta viraram processo terapêutico e, depois, fonte de renda.
Na época da faculdade, sentindo-se pressionada pela necessidade de bons resultados, Marcella recorreu ao bordado para combater a ansiedade. “Eu conseguia me acalmar e reorganizar as ideias e pensamentos”, conta a artista, que só decidiu investir na tapeçaria como profissão após a pandemia, e agora concilia arte com o trabalho na arquitetura.
Há cinco anos, quando se mudou para Recife para estudar, Marcella foi morar na Rua da Aurora, icônica avenida no centro da cidade com vista para o Rio Capibaribe. A paisagem se materializou na tela Aurora, a peça mais vendida da Dobra, a terceira da galeria de imagens ao lado.
Na tapeçaria, a pernambucana a explora a técnica de punch needle sobre tecido, utilizando fios de lã 100%. Além das texturas, cada tapeçaria, que ela também comercializa em forma de quadros menores, para quem dispõe de menos espaço nas paredes, se destaca pelas cores vivas, além de levar nome e fazer referência à astronomia ou períodos do dia – Raiar, Lusco-Fusco e Zênite são inspiração e nomes de algumas de suas obras.
As inspirações vêm da natureza. “O nascer do sol traz criatividade, força e a vontade de ser quem se é. Eu internalizei isso como meu processo de aceitação”, conta Marcella que ainda se redescobrir artista e mostra sua complexidade na ao utilizar uma das técnicas mais difíceis do bordado.
O resultado final de cada arte é intuitivo. Trabalhos maiores podem levar até 15 dias de produção. Os 20 modelos de tapeçaria são executados sob encomenda. Apesar de a Dobra ser relativamente recente, suas telas e tapetes estão espalhados por casas de todo o Brasil, e por países como Holanda e Alemanha. As encomendas podem ser feitas pelo site ou por mensagem direta do instagram.