Estampa de fé
Estampa de fé
Quando se junta artes plásticas com a moda, o resultado é sempre de bom tom. Exemplo disso foi a coleção em parceria, desenvolvida pela marca baiana de moda praia, Mahina, ao lado do artista plástico e fundador do Cortejo Afro, Alberto Pitta, conhecido internacionalmente por ser pioneiro das estampas afrobaianas. São tops, biquínis, pareôs, vestidos, kimonos e bolsas que trazem os traços inconfundíveis de Alberto para as peças da coleção “Deságua”.
Fundada por Natalia Abreu em 2018, a Mahina surgiu quando a designer ainda estava na faculdade de Administração em Salvador. Ligada ao surfe, ela buscava empreender em algo que fizesse parte do seu estilo de vida.
Inspirada nas águas e evocando a presença de Iemanjá e Oxum, a collab da Mahina com Pitta traz três estampas feitas pelo artista nas cores azul, marrom e verde, com elementos simbolizando o mar e o Candomblé, como o búzio, o peixe e o abebé – objeto da religiosidade iorubá, um emblema das Iás.
‘’Deságua não é só uma coleção de moda praia, é arte em movimento, são signos e símbolos milenares da África sendo revisitados. São os búzios e os significados que trazem prosperidade, caminhos e segurança. Nessa coleção, os elementos são exclusivamente da natureza, os búzios que marcam o meu trabalho há 45 anos, o sentido da composição estética e as cores inerentes a uma coleção moda praia”, conta Pitta.
Um dos pontos que fez Alberto Pitta ter entrado no projeto foi a combinação de crenças entre a Mahina e o seu trabalho. O lado social e ambiental foi pautado através da matéria prima utilizada: malhas biodegradáveis, modelagens ergonômicas para corpos diversos e sustentabilidade.
“Optamos por utilizar uma matéria-prima que reduz o impacto no meio ambiente, através da malha biodegradável que utilizamos em todas as nossas coleções. Elas possuem tecnologia UV, antiodor permanente e inibição da proliferação de bactérias. Além disso, o processo de tingimento da malha foi feito com água de reuso”, explica Natalia, que compartilha também que desenvolveram tudo em 3 meses mergulhando no acervo de Alberto.
Lançada em fevereiro, a coleção ainda está disponível no site da marca de beachwear. Oportunidade única de vestir-se de arte – e de fé!