Calma na alma. Devagar sem pressa. Leveza para atravessar. Presença no presente.

As frases que estampam bolsas e nécessaires da designer Candida Spetch traduzem perfeitamente o espírito da marca criada em 2002. Fiel à filosofia do slow-fashion até o último fio de cabelo, a baiana não tem pressa para nada. Trabalha com os mesmos três artesãos há bastante tempo e mesmo com uma demanda crescente por seus acessórios-poesia, prefere ir crescendo com calma. “Não me faz bem, não faz bem ao planeta, não faz bem às pessoas”, diz sobre a recusa em entrar no ritmo alucinado que o sucesso às vezes traz. A filosofia também fica explícita na maneira como recebe as clientes na loja-ateliê no bairro do Rio Vermelho, com carinho – e cuidado.

“Prezamos por materiais leves, duráveis e uma cadeia de produção honesta, que respeita o tempo em todas as suas particularidades: da concepção do primeiro esboço à mão de obra que costura nossas ideias”, define Candida.

Com um design que privilegia a praticidade, suas bolas e mochilas são peças para quem gosta de moda, mas gosta mais ainda de viver o mundo. Hit absoluto, as sacolas de feira na versão Candida Spetch são feitas com fibra reciclada de pet e possuem um sistema de fechamento que funciona como um saco, o que reforça a intenção de praticidade. As cangas e quimonos, com estampas autorais lançadas duas vezes por ano, também são sempre aguardados ansiosamente por sua paciente e fiel clientela. “Poderia lançar mais estampas, mas o processo não seria o mesmo. Preciso desse tempo para ser feliz. Para manter minha sanidade.”

A marca nasceu do talento de Candida em combinar estampas, e de início era muita baseada em seus lenços e cangas, mas foi ganhando forma e corpo ano após ano, gradativamente, com a adição de peças que faziam sentido para o estilo de vida da designer. As mochilas, por exemplo, evocam a imagem “aventureira”, mas fogem da estética esportiva que essas peças costumam apresentar. O mood “pronta para o que vier” também está presente nas pochetes, práticas e delicadas, perfeitas para quem gosta de ter tudo à mão.

Apesar de estar em constante expansão, a marca mantém-se fiel à sua base. Mateus Requião, que é parceiro de vida de Candida, também é parceiro de negócios e participa da direção criativa e da logística. Candida descreve seus acessórios como “um convite para viajar no tempo, levar e trazer inspirações por aí”. Nós, do lado de cá, já estamos ansiosos para ganhar o mundo — agora que estamos todos vacinados — com uma mochila Candida nas costas, é claro!

@CandidaSpecht

www.candidaspecht.com

Rua Macaúbas, 722-B, Rio Vermelho, Salvador | BA