Moda estruturada
Moda estruturada
Dá para criar tops de coração e de flores sem deixar a peça piegas? E desenvolver uma coleção elegante em que as partes de cima possuem um detalhe tridimensional de mamilo? Pois essa mágica acontece na Hand Lace, marca da cearense Edina Moreira que já vestiu de Patricia Ramos à Anitta.
A trajetória de Edina dá um belo filme, lição de resiliência como muitos migrantes que fogem da seca em busca de uma vida melhor na cidade. Aos 14 anos, saiu do pequeno município de Deputado Irapuan Pinheiro, no Sertão Central do Ceará, para tentar uma vida na capital do estado.
“Comecei trabalhando em uma fábrica tirando fiapo de jeans”, lembra. Depois, em outra produção, fez bainha, virou chefe do acabamento e, na sequência, passou a chefiar os colegas.
A jornada era dupla. De dia, trabalhava na fábrica; à noite, cursava o ensino médio. Edina não chegou a estudar moda, mas é considerada uma das melhores modelistas do Ceará. Não à toa, a Hand Lace tem como marca registrada a estrutura das peças. São roupas que nascem a partir de moldes orgânicos e inusitados, confeccionadas em linho com viscose.
Antes de lançar sua marca, Edina trabalhou por 5 anos com Lenita Negrão, grande nome da moda comercial de Fortaleza. “Lá aprendi tudo sobre o backstage da moda.” Em 2013, quis começar algo seu, mas não sabia como. “Não entendia de marketing nem de negócios. E não queria nem assistir aos desfiles de outras marcas porque, como modelista, poderia copiar tudo com muita facilidade”, conta.
Foi o momento de estimular a criatividade com cursos de história da arte e da moda, entre outros. Deu certo!
A cearense segue criando as roupas a partir da moulage, técnica em que a peça é feita diretamente sobre o corpo do modelo ou do manequim. Ao olhar as coleções da Hand Lace, podemos ver que o método funciona – e bem!
Desde 2019, a Hand Lace se divide entre o Ceará e São Paulo, onde Edina vive hoje. A fábrica fica em Fortaleza e emprega mais de 40 pessoas. É uma filha do sertão, que mostra que é possível crescer e aparecer, levando junto suas raízes.
As peças da marca estão à venda no site.