Semente fashion
Semente fashion
Paulista, filha de pai cearense e mãe potiguar, neta de avós paraibanos, e com longa passagem por Salvador. Esse caldeirão que faz parte da biografia de Amanda Medrado, diretora criativa da cearense AM Brazil, explica um pouco a diversidade de produtos, técnicas e materiais que definem a marca criada em 2019.
Ao lado de comunidades artesãs espalhadas por dois municípios do litoral cearense, Itarema e Itaiçaba, Amanda desenvolve bolsas, sandálias, bijoux e uma incrível linha casa, utilizando técnicas como crochê, macramê e cestaria, em materiais nativos como palha de carnaúba, palha do birreiro, sementes e minibúzios. Toda essa diversidade poderia resultar num conjunto disperso, mas não é isso que acontece.
Os produtos da AM são facilmente reconhecíveis, e a identidade vem justamente deste talento de misturar técnicas e materiais distintos em um produto só: uma única bolsa, por exemplo, pode ter crochê, macramê, cestaria e alças de sementes mucunã (mais conhecidas fora do Nordeste como “olho de boi”).
Na época em que morou em Salvador, Amanda conheceu o estilista Vitorino Campos, de quem foi gerente comercial por três anos. Talvez por essa experiência tenha desenhado a estratégia da marca de forma inversa ao caminho tradicional de uma neogrife: primeiro lançamento no mercado internacional, buscando uma base financeira sólida, para daí expandir a marca no Brasil. A AM foi lançada na Itália, na imponente Semana do Móvel de Milão, em abril de 2019. Na época, seu carro-chefe eram joias em prata com resíduos de coral, conchas e gemas brasileiras. Na sequência veio a linha de bolsas, depois chegaram as sandálias e, durante a pandemia, a linha casa cresceu e apareceu.
A empreitada internacional deu certo, e hoje a marca cearense é vendida em 15 países, em pontos consagrados como a Anthropology, nos EUA e Dubai, e no grand magazin El Corte Inglés, na Espanha e Portugal.
Para dar conta da demanda de sua marca, Amanda logo percebeu que precisava fortalecer as comunidades artesãs com as quais trabalhava, algumas delas formadas por indígenas da etnia Tremembé, que povoaram o litoral do Ceará. Com apoio da Funai, fundou o Projeto PABA, que tem como objetivo fortalecer e empoderar os artesãos de Itarema e Itaiçaba. Hoje, são mais de cem, espalhados por sete vilarejos desses dois municípios. Além de desenvolverem peças para a AM Brazil, esses grupos, orientados por Amanda, também produzem para marcas como Luiza Barcelos e Alcaçuz através da AM Private Label.
Conquistado o mercado internacional, o foco da AM Brazil agora é expandir sua base nacional. A marca já é vendida em multimarcas como a Lool, em São Paulo, e a Dona Santa, em Recife e também tem pontos de venda em Fernando de Noronha, Minas, Alagoas, Rio de Janeiro, Paraíba… Em agosto passado, a AM lançou uma coleção de bolsas com a influencer baiana @aletania, e a linha home também vai ganhar expansão. Estamos loucos para acompanhar esta nova onda!