Diversidade: essa é a base da DePedro, marca handmade e slow fashion que tem suas raízes no Seridó, no sertão do Rio Grande do Norte. Criada por Marcus Figueirêdo em 2017, a DePedro faz uma moda plural que gera impacto social, empoderamento e renda no sertão. Por que plural? É que ainda que possa ser definida como uma marca masculina, suas camisas bordadas, túnicas e shorts de crochê vestem todos os gêneros e corpos.

Respeito é outra palavra-chave da marca, e isso aparece latente na maneira como Marcus trabalha toda sua cadeia produtiva, dando nome e sobrenome a cada artesão ou artesã e os envolvendo em todo o processo, do design ao marketing.

Suas criações, feitas de matéria-prima sustentável, buscam inspiração no regionalismo, exaltando técnicas e bordados tradicionais do sertão.

A marca atua gerando impacto social na região e tem como missão a humanização dos processos e da cadeia produtiva, formada por artesãos que trabalham do interior ao litoral.

Marcus Figueirêdo é a cabeça e o coração da marca. Nascido em Caicó, principal cidade do Seridó e terra de bordados elaborados e pessoas talentosas, mas criado em Ipueira, Marcus absorveu o que pôde da cultura local e entendeu que precisava mudar a realidade do seu Estado e impactar positivamente a região. “Tento levar alegria às pessoas, mostrar tudo que a minha terra oferece e ajudar o meu povo”, conta.

E a responsabilidade é grande: o Seridó é uma das mais importantes regiões bordadeiras do País, tendo recebido em 2020 o selo de Indicação Geográfica (IG), que sinaliza a origem do bordado e reconhece a qualidade de sua produção.

Marcus leva adiante esse legado com perfeição. As peças da DePedro são extremamente bem cortadas, bem-acabadas e polidas. Ao mesmo tempo em que enaltecem e preservam os saberes artesanais das bordadeiras de Caicó, trazem uma linguagem urbana, diversa e inclusiva.

Ao longo de seus quatro anos de existência, a DePedro ganhou espaço no closet de artistas consagrados, como o ator Rainer Cadete, o cantor Zé Felipe e até mesmo a superestrela Elba Ramalho, que apostou na marca potiguar para apresentação em live.

Atualmente a DePedro comercializa seus produtos para endereços em todo o Brasil e em países como Austrália, Inglaterra, EUA e Alemanha.
“Minha missão é resgatar a arte de artesãos e artesãs locais e construir o sonho e a esperança de dias melhores, na simplicidade e carinho de nossas roupas”, define Marcus.

@ModaDePedro

www.modadepedro.com.br

Rua Professor Severino Bezerra, Tirol, 1017 – Natal – RN

Fotos: Divulgação/DePedro