Quando se fala em crochê, a maior parte das pessoas pensa logo na trama feita de fio de algodão, a mais utilizada nas roupas e em boa parte dos acessórios que vêm conquistando espaço entre consumidores, graças à valorização de processos manuais em contraponto à aceleração e à mesmice da moda automatizada.

Mas já pensou em crochê feito de jeans, cetim, fita náutica ou fio antúrio – esse último bastante utilizado em objetos de decoração? Pois essa versatilidade é o carro-chefe da Arrocho, marca potiguar que tira o crochê do lugar-comum ao criar bolsas que se conectam com as tendências mundiais.

Pilotada pela psicóloga Gabriela Nicolau, a Arrocho nasceu durante a pandemia. Rejane, mãe de Gabriela, sempre foi exímia crocheteira, e na pandemia o hobby foi sua arma para não enlouquecer no isolamento. Apaixonada por acessórios, a psicóloga começou a dar pitacos no que a mãe produzia. “A marca surgiu de uma forma orgânica. Aprendi o crochê com a minha mãe, que aprendeu com a minha bisavó. Não havia nenhuma conexão familiar com a moda, tudo sempre foi hobby”, conta.

A primeira criação oficial da Arrocho foi a Pipa, bolsa em formato de máxi tote que hoje é best-seller da marca, produzida nos fios antúrio e náutico, em homenagem à famosa praia no litoral sul do Rio Grande do Norte, para onde Gabriela foge quando pode.

As bolsas quase sempre são batizadas com nomes de praias do vasto litoral potiguar, como Sagi e Genipabu, mas engana-se quem pensa que são feitas para usar apenas à beira-mar. “Cada bolsa demanda um fio diferente. Seguimos estudando e entendendo qual se encaixa melhor em cada personalidade”, explica Gabriela.

Outra criação de destaque é a Bossa Nova, feita com retalhos de jeans reciclado, a partir de peças doadas pelas próprias clientes, que ganham desconto de 10% a 30% ao adquirir a bolsa – dependendo da quantidade de peças doadas. Não dá para deixar de falar da Flor, bag que demora mais de 6 horas para ficar pronta e que prova o olhar antenado e a expertise da Arrocho com o crochê.

Desde o começo do mês de julho, as criações da Arrocho podem ser encontradas em São Paulo, na Casa NORDESTESSE. Mas a marca potiguar possui também o e-commerce com entrega para todo o país. Não tem desculpa para não ter uma bagzinha arrochada para chamar de “sua”!