Um acessório ou um objeto de decoração? Talvez os dois! Com um design robusto usando madeira e couro como matérias-primas, a marca Estúdio Matulão cria bolsas que fogem das tendências, sempre com formas geométricas estruturadas e buscando a atemporalidade de peças feitas a partir do artesanato de Fortaleza.

O publicitário Leonardo Moreira criou a Matulão em 2016, fruto do seu trabalho de conclusão de curso, no qual mergulhou nos saberes manuais da sua região e, principalmente, em artistas que criavam bolsas a partir do couro de tilápia.

Com uma bagagem cheia de referências regionais, não espanta que nome da marca tenha surgido do clássico “Pau de Arara”, de Luiz Gonzaga, que narra a vida de um viajante que levava todas as suas lembranças dentro do matulão, que é um tipo de alforge. O acessório era usado pelos retirantes nordestinos para levar os pertences nas longas viagens em busca de novas oportunidades no Centro-Sul do país.

Além dos tons terrosos, as bolsas da marca aparecem em verde, azul, rosa e laranja. A paleta de cores representa justamente as paisagens do sertão.

“Fui criado no Planalto Pici, uma comunidade muito pobre de Fortaleza. Vim de uma família sem estudos, mas muito criativa. Meu pai é mestre de obras, sempre desenhava os projetos dos clientes sem instrução. Ele despertou meu lado artístico, e comecei a estudar design com as mínimas referências que tinha, como as revistas de arquitetura que meu pai ganhava”, conta Léo.

Os acessórios, que começaram como um projeto de conclusão de curso, já cruzaram até passarelas do São Paulo Fashion Week. No fim de maio, a Matulão também participou da semana de moda Dragão Fashion Brasil 2023, em Fortaleza, ao compor os looks das coleções de Lindeberg e de Sanderson Amaral.

A Mulatão fomenta a cultura do couro e a excelência dos produtos desenvolvidos no Ceará, vide a fama, por exemplo, de Espedito Seleiro. Hoje suas bolsas são vendidas em dois pontos físicos em Fortaleza, nos espaços colaborativos Elabore, além do site da marca, que entrega para todo o território nacional. Também está disponível na loja física do NORDESTESSE, em São Paulo.

📍 Casa NORDESTESSE: Alameda Lorena, 1601 (mezanino) – Jardim Paulista, São Paulo – SP