Poesia em aquarela
Poesia em aquarela
“Sabe o que é engraçado? Eu sempre fui a ruim de desenho na família”. Você pode achar que é mentira essa afirmação ao entrar no perfil da artista visual alagoana Isabela Leão, mas ela se diverte ao lembrar que, antes de angariar admiradores por todo o país, era a “menos talentosa” de uma família de pintores e desenhistas diletantes.
Suas aquarelas pintadas à mão ganham vida em suportes diversos – pratos, quadros, xícaras, bandejas –, sempre peças únicas, com um quê nostálgico, feminino e romântico, mas sem açúcar demais.
Isabela passou a vida consumindo referências locais, já que viveu boa parte da vida em Maceió (AL), antes de se aventurar alguns anos pelo sul do país. “Descobri a pintura há poucos anos, enquanto tentava ocupar uns espaços vazios no peito. E não é que funcionou?”, conta.
Aos poucos, o hobby foi tomando outras proporções, uma forma de botar sentimentos para fora em forma de arte. “Comecei a pintar utilizando técnicas que aprendi convivendo com outras pessoas e, a partir disso, fui experimentando, estudando e desenvolvendo o que funciona pra mim”, explica.
O trabalho se divide em duas frentes: as artes mais alegres que fazem contraponto com os traços melancólicos, sóbrios e reflexivos de outras obras.
Arquiteta de formação, hoje Isabela consegue conciliar bem os dois ofícios e usa a base técnica e referencial da arquitetura dentro das suas pinceladas, seja de forma mais literal, com elementos arquitetônicos, ou de uma forma mais abstrata, auxiliando na composição de cores nas pinturas.
Sobre referências? “Sou apaixonada pelo teor dramático das pinturas pré-rafaelitas, as pinceladas dos impressionistas, pela genialidade criativa da nossa arte popular. Viagens também me alimentam, assim como o cinema e a literatura.”
A alagoana também já fez collabs com outras marcas e campanha na Westwing. No fim de 2023, Isabela realizou sua primeira exposição individual em Maceió e, atualmente, o seu trabalho pode ser adquirido no site isabelaleao.com.
“Uma novidade de 2024 é que comecei a aceitar encomendas. Ainda tenho algumas vagas disponíveis para o mês de abril”, finaliza. O NORDESTESSE recomenda que você garanta já a sua – a nossa está feita!