Como conseguir a raridade de exercer fascínio em turistas e locais? Quem dá a receita é o Casa de Tereza, restaurante que faz uma comida típica baiana com pequenas adaptações de toques autorais de Tereza Paim. “Dedicada ao desenvolvimento da gastronomia brasileira”, como diz a sua biografia do instagram, a chef mergulha na pesquisa dos sabores e dos saberes baianos, sempre privilegiando os ingredientes e os produtores locais no seu empreendimento.

Ao sair do Brasil para estudar, sua intenção “foi justamente buscar técnicas internacionais que pudessem valorizar o que a nossa culinária tem de melhor”, diz Tereza. Quando fundou o restaurante Casa Tereza, em 27 setembro de 2012, dia de Cosme e Damião, no famoso bairro do Rio Vermelho, a chef trouxe frescor e inovação para a culinária baiana, sempre pautada no respeito às origens e tradições. O carinho e a estima estão visíveis em toda a empreitada: nos pratos, no ambiente, no atendimento e, acima de tudo, no “backstage”.

O Casa Tereza é, em sua essência, adepto do chamado slow food, movimento que procura oferecer alimentos, segundo a chef, “bons, justos e limpos”. Esses alimentos são bons logicamente pelo sabor — e são deliciosos mesmo! —; limpos por serem livres de agrotóxicos e poluírem o mínimo possível; e justos porque toda a cadeia produtiva é remunerada de forma adequada.

Os alimentos são frescos, já que vêm de produtores que residem na distância máxima de 40km. Os peixes vêm da colônia de pescadores do próprio bairro do Rio Vermelho e os mariscos da ilha de Itaparica, rastreados para garantir que sejam colhidos de maneira sustentável. Os legumes são em sua maioria orgânicos e os ovos de granja. Além disso, toda a energia do restaurante é solar e as sobras das refeições vão para a compostagem. E a decoração segue a linha de respeito ao meio ambiente: todo o mobiliário é de madeira reaproveitada.

Outro grande trunfo do Casa de Tereza é a lojinha que fica no porão do sobrado no Rio Vermelho e também num eficiente e-commerce para sorte de quem não pode estar sempre lá. Você encontra 6 tipos de farofas diferentes, como a Baianinha, que tem camarão, pimenta, amendoim e castanha; temperos para legumes e carnes, como o Peixinho, que traz “leve acidez dos cítricos da casca do limão e da laranja”; além de uma linda curadoria de artesanatos e utensílios para a cozinha. E tem mais: os produtos Casa de Tereza também estão na rede Dufry em aeroportos selecionados.

@CasaDeTereza_

Site oficial: casadetereza.com.br

E-commerce: loja.tabuleirodachef.com.br

Rua Dr. Odilon Santos, 45 Rio Vermelho, Salvador | Bahia