Roupas além do tecido, arte além dos museus. Essa é a melhor maneira de definir a marca pernambucana Oh!Laria, criada em março de 2020, em plena pandemia, para trazer cor a tempos sombrios. Advogada de formação, Thays Portugal, 29, nunca chegou a exercer a profissão – sempre gostou de áreas criativas, mas, como muita gente, por pressão familiar, demorou a abraçar a moda como vocação. Tomou coragem, voltou à faculdade, mas trancou no primeiro ano porque a Oh!Laria, lançada incialmente como etiqueta de acessórios em cerâmica, daí seu nome de batismo, já estava ocupando todo seu tempo.

Da cerâmica para as roupas foi um pulo. Em agosto de 2020, Thays passou a desenvolver coleções com estampas autorais, concebidas e desenhadas por ela, sempre inspiradas por obras ou movimentos artísticos. “Faço arte para a vida real, para o dia a dia, personificada em peças leves, confortáveis e atemporais”, define. “Mas não são réplicas”, avisa. “São releituras, obras revisitadas. Trago a paleta de cores, alguns símbolos, mas nada muito literal.”

Um exemplo é a coleção “Olha pro céu, meu amor”, lançada em junho de 2022, perto do São João, inspirada na xilogravura e na literatura de cordel. Tarsila do Amaral, Athos Bulcão e até Matisse e a Vênus de Milo também já serviram de referência para coleções.

As peças são atemporais, com modelagens confortáveis e versáteis, e exalam DNA pernambucano, com apelo global e contemporâneo. “Criamos e produzimos aqui, movimentando a economia local e colaborativa. A arte e cultura do Nordeste estão em nosso DNA.”

Neste mês de julho, a etiqueta lança uma parceria com a artista plástica Isabella Galvão, também pernambucana, que traz a imersão total da natureza e da música para as telas, focando não apenas na construção sonora das melodias, mas no movimento das palavras e seus sentidos.

Para contar essa história, as roupas foram divididas em três estampas: Marulho, que representa o barulho do mar e traz fragmentos de uma obra criada por Bella quando retornou de um verão em Salvador. Bubuia, uma estampa quente e repleta de signos como bicho, gente e híbridos, onde Bubuia quer dizer boiar, flutuar e, segundo a artista, “um ótimo estado de observação do mundo”. A trilogia finda na estampa Azeviche, que é um mineral preto e preciso. Essa padronagem traz imagens ornamentais, frondosas. Peitos grandes, pernas, cabeças, tudo superlativo, tudo tão tão azeviche.

A moda da Oh!Laria é desacelerada e, mais que vender, pretende informar a origem de cada peça e estreitar o vínculo entre quem veste e o que se veste. “Pintamos e costuramos histórias, cultura e raízes. Quero levar informação estética para o cotidiano de forma ética e transparente. Sucesso para mim não está nos números, quero tocar pessoas.” A Oh!Laria é contra a produção acelerada. Cria em pequena escala para reduzir o descarte e o acúmulo, priorizando matérias-primas limpas e de qualidade. “Não tenho pressa”, diz Thays. A gente assina embaixo.

Além do site, as peças da marca podem ser encontradas na loja física na Galeria Joana D’Arc, em Recife.

📍 Avenida Herculano Bandeira, 513 – Pina – Recife, PE.