Gente é feita para brilhar! Esse é o mote da Realce, marca que nasceu em Salvador em dezembro de 2017 e que pretendia inicialmente oferecer roupas arrojadas e divertidas para o Carnaval. Mas atendendo aos pedidos da clientela, que quer reluzir o ano inteiro, Victor Portela, fundador e diretor criativo, vem fazendo coleções-cápsula para datas festivas como Réveillon, São João, Iemanjá e Lavagem do Bonfim.

Victor é um apaixonado pelo Carnaval. Além da capital baiana, passou a desbravar os carnavais de outros Estados – se apaixonou por Recife e pelo Rio de Janeiro. Amava não só a celebração, mas a criatividade dos looks. “Aqui em Salvador, os camarotes glamourizam o Carnaval e os abadás e perdemos os bloquinhos de rua. Mas, desde 2015, tem uma turma que tenta retomar essa tradição e traz a fantasia e a montação, com muito glitter e purpurina”, explica Victor.

Quando começou a trabalhar com produção de moda, percebeu que os olhos do mercado se voltavam para Bahia no verão e sentia falta de roupas que refletissem justamente a criatividade que ele via nas ruas. “Queria looks de brilho e paetê que só tinham em lojas de luxo do shopping, então comecei a fazer peças com cara de Carnaval”, relembra o estilista que transformou o problema em oportunidade.

Com a vontade de fazer o rolê vingar, Victor Portela viajou para o Rio de Janeiro e se jogou no Saara, tradicional mercado popular do centro da capital carioca, para comprar os tecidos e as matérias primas. Em menos de um mês, nasceu a primeira coleção da Realce, que pegava o gancho do ano novo e as festas carnavalescas na sequência. “Convidei amigas de Salvador com força no digital, entre elas Carol Peixinho, para divulgar as peças”.

O ponto de virada foi o convite para participar de uma pop-up de Carnaval na Casa Soma, também no Rio de Janeiro. “Eu fui sozinho, todo humilde, com duas malas de roupa e vendi tudo na hora. Foi um sucesso! Veio até o caderno Ela, do jornal O Globo, pegar roupa para vestir Sabrina Sato”, conta Victor, que entendeu ali que tinha uma marca, “não uma coisa de um verão”.

Com seis anos de vida, a Realce segue desenvolvendo peças que levam paetês ou lantejoulas e que podem ser usadas em looks completos ou em peças isoladas, apenas para dar um toque de brilho. Versáteis, vão de festas formais até camarotes no Carnaval. Celebridades como Preta Gil, Iza, Fernanda Paes Leme e Majur são fãs!

Após dois anos sem Carnaval, Victor colocou o bloco na rua, literalmente! Além de uma nova coleção, lançada em fevereiro, o baiano criou o Bloco Realce. “Sempre foi meu sonho colocar, no centro histórico de Salvador um bloco de fanfarra e fazer meu próprio desfile de roupas, democrático, aberto e justo”, conta o criativo.

As peças da Realce podem ser compradas online pelo Whatsapp ou por mensagem direta no Instagram. Também estão disponíveis na multimarcas Pinga, tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro.

Pinga SP: R. da Consolação, 3378 – Cerqueira César, São Paulo – SP
Pinga RJ: R. Redentor, 64 – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ