Crochê elevado a artigo de alto luxo – sim, temos aqui e obviamente não estamos falando das bolsas da Prada nem de outra grife internacional pegando carona neste momento de valorização do feito à mão. Essa é a premissa da marca homônima da baiana Elis Cardim, que confecciona saias, tops, quimonos e vestidos de crochê usando fios de seda pura. É isso mesmo: seda pura tramando peças sofisticadas, que poderiam estar em qualquer tapete vermelho.

Natural de Ipiaú, no centro-sul da Bahia, Elis aprendeu a costurar com as mulheres da família – mãe, avó e tia sempre fizeram roupas, ainda que não fossem o ganha pão. “Era um hobby”. Já radicada em Salvador, trabalhando como analista de sistemas, mas atraída por design, Elis atendeu ao pedido de uma amiga e costurou seu vestido de noiva, de tecido plano mesmo, já que crochê era especialidade da tia.

A tal amiga era influente nas redes sociais paulistana e, na semana seguinte ao casório, começaram a aparecer pedidos. “Todo mundo queria saber de onde era o vestido. Precisei formalizar a criação do ateliê e comecei a receber encomendas de imediato. Foi um sucesso”, lembra.

Já trabalhando com criação, Elis ingressou na faculdade de moda para se aperfeiçoar. O pulo do gato veio em outro casamento, dessa vez em Trancoso, quando vendeu a saia de crochê que estava usando, criada por sua tia, para uma das convidadas, por R$ 1.000. “Eu nem queria vender, chutei um preço alto, e ela nem titubeou. Saí do casamento de canga”, diverte-se.

Quando ela contou o ocorrido, a tia chorou de emoção. “Ela não tinha consciência de que crochê era assim tão valorizado. A partir dali, vi uma oportunidade e me especializei no feito à mão.”

Hoje Elis Cardim trabalha com comunidades baianas de crocheteiras, acompanhando de perto o processo de confecção de cada peça. A partir disso fortalece sua criação autoral 100% nacional, da matéria-prima vinda do Paraná até sua sua execução.

Em janeiro deste ano, lançou uma collab com a também baiana Alend, etiqueta expert em linho e tecidos biodegradáveis fundada por Vanessa Kiki há 5 anos. São camisas, calças, bodies e saias que unem o universo das duas marcas, feitas de linho e com detalhes em crochê.

“Sempre admirei o trabalho da Vanessa. Nossas marcas possuem conceito e propósito que se conectam. Quando a conheci pessoalmente tivemos, juntas, o desejo de fazer o encontro das nossas criações e matérias-primas. O resultado foi essa coleção, batizada de Encontros, com peças atemporais e artesanais feitas na Bahia”, conta Elis.

Para adquirir os looks da Elis Cardim e também da coleção em parceria com a Alend, você pode entrar no site oficial da marca ou visitar o ateliê da marca em Salvador, que fica no Boulevard,161, Itaigara.