Nascido e criado em Fortaleza, o artista visual e designer de produtos Érico Gondim faz parte da nova safra de criadores de mobiliário brasileiro que andam dando o que falar mundo afora. Além de trabalhar na criação de peças autorais, também é consultor de instituições como SENAC e SEBRAE. Na última, desenvolve produtos artesanais junto a comunidades rurais no Ceará.

Tendo como grande inspiração a trajetória de sua mãe no mercado de moda cearense, ele formou-se em Design pelo Centro de Design do Ceará e em Artes Visuais pelo IFCE, ambos em Fortaleza. Aos 44 anos, acumula no currículo uma pós-graduação em Produtos de Moda pela Universidade Católica em Fortaleza e um programa em Design Estratégico pelo Instituto Europeu de Design de Milão (IED).

E mais: o designer, que tanto homenageia o artesanato e os materiais de sua terra natal, fez mestrado em Fine Arts com especialidade em Design de Produto e Espaços na Kingston University de Londres, na Inglaterra, oito anos atrás. “Acho que foi ali que me apaixonei de vez por design autoral”, lembra.

Suas criações nos remetem à tênue linha entre arte e design. A interatividade permeia seu trabalho. O design que cria é lúdico: um convite ao toque, uma experiência táctil, além de visual.

A mesa Vibra é o mais bem acabado exemplo desse conceito que mistura funcionalidade, beleza e brincadeira. Feita de encaixes de ripas de madeira, ela se mexe conforme é manipulada (e se adapta a vários ambientes, inclusive margeando colunas, pois muda de forma perdendo as quinas). É fun – para adultos e crianças (que piram, claro).

“Sempre gostei de brinquedos e até hoje coleciono”, conta Gondim. Produzidos de madeira e pedaços de feltro dobrados em cores variadas, a cadeira e o banquinho Ivy também jogam luz à alegria de sua proposta de criar peças “belas e divertidas” para serem vivenciadas no cotidiano. “São produtos antiestresse”, brinca Gondim.

Sua marca-registrada, a Escultura Mole é confeccionada ora com materiais naturais como a palha de carnaúba, que resgata a importância dessa árvore nativa do Ceará, ora com tecidos sintéticos como poliéster. Cheia de personalidade, a escultura de palha fez sucesso no espaço da galeria d.propósito, na última edição da SP-Arte, no primeiro semestre de 2022.

Como não poderia deixar de ser, as tradições e referências do Nordeste dão bossa às suas principais obras. “Observo a natureza e suas formas orgânicas. A escolha de usar a palha de carnaúba em diversos produtos tem a ver com o desejo de falar sobre a nossa ancestralidade com visão contemporânea”, conta Gondim. A palha foi eleita também para dar forma às luminárias Tribo, Vai & Vem e Célula.

Em Fortaleza, o designer trabalha com diversos projetos do ramo criativo: pintura, ilustração, objetos e esculturas para ambientações, além de cenografias como as instalações de moda realizadas para o Dragão Fashion Brasil (de 2011 a 2019) e para as lojas Agatek.

Acesse o site ericogondim.com.br e siga no Instagram @ericogondim.design: fica de olho – porque ele é talentoso demais e não para!