O talento do arquiteto e designer cearense Valter Costa Lima foi lapidado desde muito cedo. O pai sempre teve jeito para atividades manuais, e incentivava o filho com brincadeiras e ferramentas para desenvolver suas habilidades ludicamente. Natural, portanto, que escolhesse uma carreira ligada à criatividade e “construções”. Valter primeiro tentou a arquitetura, mas se encontrou mesmo no design, lançando há dez anos a Tetu Design, em parceria com a também cearense Amanda Câmara.

Suas inspirações na hora de criar vêm da observação do mundo a sua volta. “No meu trabalho tenho como ferramenta mais valiosa a observação. Passo 100% do meu tempo observando o mundo e tento traduzir isso da forma mais confortável possível, não só para os olhos, mas para a vida cotidiana”. Desde seu primeiro produto, Valter tem como prioridade contar histórias dos lugares e das pessoas que lhe marcaram, materializando-as de forma bela, funcional e confortável. 

“Nordeste pra mim é conforto, aconchego. Brisa abundante. E é isso que eu busco traduzir no meu trabalho. Meu design é inspirado na essência de base, de origem. A natureza sempre foi muito presente em minha vida e busco retratá-la e homenageá-la em meus produtos.”

É o caso da luminária Tatupeba, feita de palha de carnaúba, cujo formato remete imediatamente aos tatus comuns ao sertão. Algumas referências são mais sutis, mas estão lá: veja, por exemplo, a cadeira Aratu, inspirada nos caranguejos de mesmo nome que vivem nos mangues de praias como Icaraizinho de Amontada, no litoral oeste do Ceará, cenário típico da infância do designer. Ou a cadeira Sarará, inspirada também no crustáceo que vive nas areias das praias de Fortaleza, onde Valter nasceu e cresceu. 

O litoral cearense também está presente em sua mais recente criação, a Coleção Manguezal, desenvolvida especialmente para a SP-Arte, e que representa um novo capítulo na história da Tetu e do designer. 

Depois de dez anos criando em dupla, Valter decidiu seguir trajetória solo e trocar Fortaleza por São Paulo. 

A Manguezal começou a ser gestada porque ele queria dar novo sentido a seu design – não bastava ter história, ser original, belo e funcional. A necessidade de produzir seus móveis causando o menor impacto possível ao ambiente o levaram a fazer pesquisas sobre materiais e processos mais sustentáveis para a coleção que iria apresentar na SP-Arte. 

O resultado? A Coleção Manguezal soma quilos de plástico reciclado que, após passar por diversas mãos parceiras para transformar a matéria-prima, são moldados por Valter, resultando em novas versões de best-sellers feitos anteriormente em madeira, como a Cadeira Laje e a Mesa Broto, que agora aparecem como obras de arte funcionais e que representam uma nova consciência de quem faz e de quem compra. 

“Quando recebi o convite para participar da SP-Arte, sabia que tinha de criar algo bem diferente do que havia feito até então. Nessa busca, conheci novos materiais, novos designers e me convenci de que poderia dar melhores fins ao meu design.” 

A Cadeira Laje, aliás, uma das escolhidas para ganhar versão “verde”, é mais um exemplo de como a observação aguçada e o senso estético apurado são trunfos de Valter para criar um design sofisticado, original e que exala brasilidade. Repare como o cruzamento das madeiras da Laje remetem às linhas arquitetônicas das casas populares do Brasil… existe maneira mais fina de homenagear nossa história?   

Uma das chaves para tantas mudanças e para essa guinada verde foi o encontro de Valter com a também designer Fabia Toqueti, da Galeria D.Propósito, inaugurada em meados de 2022 em Pinheiros (SP) e que reúne designers de todo o Brasil que criam produtos autorais e sustentáveis. Como define Fábia, seu objetivo é fomentar o design autoral que respeita e exalta os processos ambientais e humanos. Valter agora é representado pela D.Propósito, onde você encontra com exclusividade os móveis da Coleção Manguezal.

Você acha os demais móveis e objetos no e-commerce da Tetu Design e da Hometeka e nas lojas física e virtual da Boobam.

Boobam: Rua Fradique Coutinho, 967, Pinheiros, SP

Galeria D.Propósito: Rua Costa Carvalho, 212, Baixo Pinheiros, SP