Uma marca de moda focada em estampas autorais e pautas feministas. É assim que se define a Tout (no Instagram, @seja.tout), etiqueta baiana fundada em 2021 pelas irmãs Luciana e Priscila Lordelo, e uma das 10 selecionadas para participar do Fashion Lab, iniciativa do Instituto C&A e do Nordestesse com mentorias nas áreas de branding, produto e comercialização, com direito a pitch no final para executar um projeto de expansão.

A moda nasce muitas vezes dos incômodos. Luciana era advogada criminalista, Priscila publicitária. A insatisfação profissional das duas foi a fagulha para empreender na moda. “Estávamos decepcionadas com as carreiras que havíamos escolhido e com o ambiente machista. E queríamos trabalhar com mulheres, com literatura e arte”, conta Luciana.

A escolha do nome não é por acaso. Tout significa “tudo” em francês, mas a dupla gosta que se pronuncie de maneira abrasileirada – a inspiração foi a escritora francesa e feminista Simone de Beauvoir, uma das favoritas delas.

Bonés, quimonos, vestidos, tops, calças e camisas ganham estampas desenvolvidas por artistas e frases como “Feminista em construção” ou “Se revelar é revolucionar” – tanto as autoras das frases quanto as ilustradoras convidadas são sempre mulheres.

As modelagens são amplas, com numerações que variam do PP ao XG, trazendo a busca pela diversidade como ponto de partida. Com bases em tecidos naturais como a viscose, a ideia é gerar menos impacto possível ao mundo.

“A Tout tem como propósito fortalecer ideais feministas, criticando de forma debochada o sistema patriarcal imposto, além de questionar ideias como a padronização de corpos, a maternidade compulsória, imposições de gênero, homofobia, idealização do amor romântico, rivalidade feminina”, completa.

Além das roupas, a marca também desenvolve artigos que focam no manual, como bolsas de macramê, quadros bordados, velas aromáticas, aquarelas, cerâmicas e bonés.

Gostou? Para comprar e apoiar existe o site para vendas, loja que fica no segundo piso do Shopping Paseo em Salvador e lojas colaborativas localizadas em Salvador na Miranda Studio, em São Paulo na Goiaba Urbana, em Barra Grande na Leve Alma e, em Itacaré, na Flow.