O ano era 2021. Stylist disputado em Fortaleza, David Morais penava para achar brincos, colares e anéis que encaixassem em suas produções – peças que fossem marcantes, mas não alegóricas demais. Conversando com o parceiro, Reinaldo Lima, designer de interiores, decidiram resolver o problema criando eles mesmos o que precisavam. Nasceu assim a The Morais.

“Nunca tinha mexido com acessórios. Comecei em casa, com alicates amadores, mas todos adoraram”, lembra David, que emprestou o sobrenome para a marca. Já o “The” é um trocadilho com a inicial do seu nome.

Passados quatros anos, a The Morais virou uma marca adorada em Fortaleza, ainda que a produção continue sendo slow. “Tudo é feito à mão por nós até hoje. Nossa produção é 100% brasileira e 90% cearense, já que alguns metais vêm de SP.”

A marca tem sido muito procurada por multimarcas de todo o país, mas justamente pelo processo artesanal, ainda não consegue atender aos pedidos.

Com estética clean, as peças da The Morais exploram formas geométricas e texturas, mesclando metais com matérias-primas e técnicas típicas do Ceará como palha de carnaúba, palha de buriti e crochê de seda.

A cada coleção, os designers buscam explorar diferentes elementos e texturas, resultando em peças que vão além do acessório convencional. A abordagem artística de styling é evidente em cada campanha, onde cada foto e cada look são cuidadosamente elaborados para transmitir a essência de quem usa The Morais.

Presente desde a primeira coleção, a pérola barroca é a protagonista da etiqueta. “Ela casa muito com essa mistura do clássico com o contemporâneo que nossas clientes adoram. Foi só depois que abrimos o leque para as pedras naturais.”

Hoje a The Morais lança duas coleções por ano, além das collabs com outras marcas cearenses – já fez parcerias com Gabriela Fiuza e Back to Basics. Também foi a dupla que assinou as bijoux do último desfile no SPFW da Catarina Mina, com peças gigantes de palha e metal, que depois foram adaptadas para versões mais comerciais – sucesso absoluto.

A collab mais recente foi com a artista plástica cearense Alice Dote. Também lançaram uma linha masculina, vendida com exclusividade na Studio Orla, e que já está em sua terceira coleção, toda feita em prata 950, mais resistente e durável.