Mais que algumas das praias mais bonitas do litoral brasileiro (o que já é muita coisa! – pense aí em Praia do Toque, Laje, São Miguel dos Milagres, Tatuamunha, Porto de Pedras, Patacho, Marceneiro), a Rota Ecológica Milagres, em Alagoas, na estrada que liga Maceió a Recife,  tem se consolidado nos últimos anos como um polo de gastronomia também. Restaurantes como No Quintal (leia mais aqui) e Casa Acayu aliam ambiente sofisticadamente rústico e culinária regional contemporânea, com a utilização de ingredientes locais mesclados a outros globais, reinventando de maneira autoral e contemporânea clássicos da gastronomia regional.

Nesse cenário de cozinha apurada e ambiente acolhedor e criativo, destaca-se o Patrícia Bistrô. Inaugurado em março de 2018, o bistrô é fruto de muito suor e de muita prática. O sonho demorou para sair do papel, mas o fato de ser difícil conseguir uma reserva mostra que não existe estratégia melhor do que comida boa de verdade. Os que passam pela Rota Ecológica no povoado de Porto da Rua, em São Miguel dos Milagres, provam uma comida que mistura diferentes influências nordestinas – como a própria dona.

Pernambucana nascida em Recife, Patrícia Possas se mudou para Penedo, Alagoas, aos 7 anos por causa do trabalho dos pais. Por lá criou raízes e chegou a cursar Turismo, experiência que abriu seus olhos – e coração – para a gastronomia. Para abrir os horizontes e conhecer novos sabores, mudou-se para a capital federal para cursar Gastronomia no Instituto de Educação Superior de Brasília.

De volta a Alagoas, a vida tomou seu próprio rumo. Uma colega da faculdade apresentou Patrícia a Christian Noviot, dono da Pousada Patacho, a pioneira da região de São Miguel dos Milagres a oferecer hospedagem que dava um toque de sofisticação às tradicionais casas de pescadores. Na cozinha, o francês queria usar o mesmo conceito, tornando mais leves e atuais clássicos da gastronomia local, e Patrícia foi seu braço direito nesta empreitada. A parceria durou anos, a excelência da cozinha da Pousada Patacho fez fama, e pernambucana terminou montando uma consultoria para atender pousadas e restaurantes da região que também queriam oferecer culinária local com toques contemporâneos. 

Mas a vontade de ter seu próprio negócio nunca passou. Quando o francês se desencantou da vida de hoteleiro, veio o pretexto perfeito para usar as economias que havia juntado e, em dupla com o marido, Rodrigo Lima, a chef transformou a casa que usava para dar consultoria no que conhecemos hoje como o restaurante Patrícia Bistrô. “Fui crescendo no boca-a-boca. Lembro que logo após o lançamento, dois rapazes foram almoçar e elogiaram bastante. No dia seguinte, havia cinco mesas só da pousada em que eles estavam hospedados.”

A ideia de fazer o salão do bistrô aberto e arborizado foi inspirada em sua temporada brasiliense, já que os restaurantes da capital federal costumam usar a parte de trás dos blocos para montar um ambiente com a pegada “jardim de casa”. Atualmente com 13 mesas espalhadas pelo espaço, Patrícia diz que não pretende expandir: “Muita gente sugere que eu ‘bote mais água no feijão’. Aí eu respondo: ‘Não vou fazer isso, vai ficar ralo!’. Não dá para montar um prato desse, cheio de detalhes, se tiver de atender a uma multidão ao mesmo tempo”. O atendimento é, realmente, impecável, e é possível perceber o carinho da recepção dos convidados à apresentação dos pratos.

Falando em pratos, os hits do Patrícia Bistrô são os que têm como protagonistas os frutos do mar, claro. O mais pedido desde a inauguração, e que nunca sai do menu, é o risoto de camarão com manga, gengibre e manjericão. Como uma boa pernambucana, Patrícia não podia deixar de incluir no cardápio o bolo de rolo, que lá aparece cheio de personalidade com uma calda de cachaça e o sorvete de tapioca. 

Também vale provar o Vanilla Flower, o drinque da casa criado pela sommelier Juliana Visak que mistura maracujá, limão siciliano, absolut vanilla e a flor Rainha Azul, diretamente do jardim, para decorar. Tim-tim!

@PatriciaBistro: Rua Eurico Marinho Leão, 37, Porto da Rua, São Miguel dos Milagres (AL).

Reservas recomendadas, sobretudo na alta temporada: (82) 99175-3663