Manual e praiano
Manual e praiano
De fama internacional, a praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, reúne turistas do mundo todo, e seu comércio de suvenires é farto e variado. O que pouca gente sabe é que lá existe uma marca de biquinis que foge de todos os estereótipos em torno de “lembrancinha para gringo”. Batizada de Tatuí, a etiqueta propõe itens feitos à mão com design marcante e uso pontual de manualidades.
Criada por Stefany Camargo, paulista de Santos que se mudou para Pipa aos 8 anos, a Tatuí nasceu em 2021 com o intuito de abraçar um estilo de vida praiano funcional, com identidade própria e bossa local. Formada em Design de Moda pela Universidade Potiguar, Stefany começou a idealizar o seu negócio ainda na faculdade, oferecendo roupas íntimas e beachwear.
Todos os biquínis são feitos pela avó de Stefany, dona Maria das Graças, que produz em Pipa mesmo. As modelagens de inspiração 90’s (pense no icônico asa-delta, com cava alta que alonga as pernas e que tornou o beachwear brasileiro conhecido no mundo todo) já vinham sendo construídas desde 2019 como experimento e, com o lançamento da Tatuí, ganharam vida própria.
“As primeiras embalagens eram bordadas e costuradas à mão por mim, as clientes eram atendidas no showroom na sala da minha casa. E assim, organicamente, a Tatuí foi conhecendo novas pessoas e lugares.”
O nome da marca foi pensado antes mesmo de Stefany ter o produto pronto. Ela queria algo que fizesse alusão à sua infância na praia, que incluía trilha pelas pedras, sonhos em nadar com os golfinhos que são habitués do mar de Pipa, e catar conchinhas e tatuís (pequenos crustáceos) na beira-mar.
“A marca nasceu com o espírito de mulheres que vivem no vaivém do mar, que não enxergam fronteiras entre a praia e o ambiente urbano. Hoje, mesmo sendo pequena, nós prezamos muito por um bom corte, bom caimento e excelentes tecidos”, conta.
Além de vendas online, a Tatuí também está fisicamente em Natal, na loja colaborativa Espaço Mosaico.