Mobília com sotaque
Mobília com sotaque
Fundado por Jaildo Lima e Leandra Fernandez, o Studio Alfaia é especialista em projetar móveis e objetos para grandes fabricantes que carecem justamente dessa autoralidade. O resultado são peças com apelo global, mas com detalhes, elementos e materiais genuinamente brasileiros e nordestinos.
Jaildo é designer de formação e nascido em Jaboatão, na Grande Recife. Arquiteta e filha de artista plástica, Leandra nasceu em Mar del Plata, mas mora em Recife desde criança – tanto que tem sotaque mais carregado que o próprio Jaildo. Se conheceram no trabalho, em um escritório da área, e a amizade virou parceria profissional.
Por acharem muito penosa a produção e a venda de mobiliário, criaram um modelo de negócios em que desenvolvem os desenhos e os vendem para a indústria. Fundado em 2018, o Studio Alfaia traz em seu nome referência ao tambor típico do Maracatu – mas que também é usado na dança do Coco e na Ciranda. A escolha do nome sintetiza a missão da dupla: fazer referência a Pernambuco e ao Nordeste fugindo do senso comum.
É o caso da cadeira Jereré, inspirada no objeto de mesmo nome usado para pesca de siri e camarão em águas rasas. O desenho do Studio Alfaia foi executado pela empresa mineira Desygn Móveis Jardim, uma das principais parceiras da dupla, e foi destaque na Semana de Design de Milão de 2023. A empresa de Belo Horizonte também produziu a Xique-Xique, poltrona da dupla com estruturas que fazem referência aos cactos. As fotos oficiais foram feitas no Lajedo do Pai Mateus, no Cariri Paraibano.
Em 2024, Jaildo e Leandra participaram da Semana de Design de Milão pela quarta vez consecutiva. No currículo, carregam ainda participações na DW! Semana de Design de São Paulo e na Fenearte, provando que é possível sim ser contemporâneo e global sem abrir mão das origens e traços regionais.