Combinar design minimalista com referências de seu Ceará natal são os maiores trunfos de Carolina Figueirêdo. Desde que lançou a Carola Joias, há seis anos, executa em prata e em prata com banho de ouro peças de linhas suaves, mas cheias de personalidade, facilmente reconhecíveis, não importa o tema da coleção.

As inspirações se traduzem de maneira sutil nas peças, sem jamais cair no caricato. É o caso da Linha Carnaúba, que transformou cada parte da palmeira símbolo do Ceará (palha, fibra, tronco, frutos) em brincos, anéis, gargantilhas e pendentes. Lançada em 2017 a partir de um desafio do SEBRAE-CE para que designers locais criassem coleções inspiradas em símbolos do Ceará, a Carnaúba fez tanto sucesso que ganhou espaço de exposição na Casa Cor cearense daquele ano e terminou se tornaram linha fixa da Carola.

Suas criações têm o menor impacto ambiental possível, usando ouro e prata certificados e reciclados. Vez ou outra, introduz materiais alternativos quando o tema da coleção da pede. Foi o caso da linha Ampère, a unidade que mede a intensidade da corrente elétrica, inspiradas, vejam só, na fiação elétrica. Neste caso, fios de cobre se somaram ao ouro e prata característicos de sua produção, deixando as joias com um aspecto mais brutalista, que era o que buscava.

Linhas e curvas da cidade de Fortaleza também já serviram de inspiração para uma coleção, mas não espere nenhuma interpretação literal. Você não vai encontrar igrejas nem pontos turísticos. As peças são releituras livres, muito pessoais, das memórias que Carola tem dos caminhos que percorreu pela cidade.

Suas joias são agênero, e têm como principal característica a leveza típica do minimalismo. Carolina gosta de se envolver em cada etapa do projeto, do desenho a ourivesaria. Costuma trabalhar apenas com um assistente, e quando precisa contrata os préstimos de um ourives para reforçar a equipe. “São peças feitas com carinho, manualmente, respeitando o tempo e os processos artesanais da joalheria”, explica.

A designer também é adepta de ações colaborativas, convidando profissionais que admira e que possuem trabalho em sintonia com o seu para assinarem coleções a quatro mãos. É o caso da Rosie, desenhada em parceria com a estilista cearense Rebeca Sampaio, que também faz parte do time NORDESTESSE. Sororidade está em seu DNA, e por isso, enquanto ainda não tem ponto físico, a Carola é “hóspede” de outra estilista cearense, Gabriela Fiuza, em sua loja em Fortaleza.

@Carola____________
www.carola.site
Avenida Dom Luís, 251-A, Fortaleza | Ceará