Autoridade da palha
Autoridade da palha
“Para mim, o trabalho que o homem do sertão faz com a palha é mais bonito que o intrecciato de couro da Bottega Veneta”. É com essa afirmação que a advogada Lindonice de Brito começa a contar a história da Pernambucana da Gema, marca que fundou em 2015 com a missão de apresentar as palhas do Brasil para o próprio Brasil – e para o mundo.
Lindoce mergulha em tudo que se propõe. Com quase uma década de Pernambucana da Gema, pode ser considerada uma enciclopédia viva das palhas e das artesanias brasileiras. Sua marca oferece bolsas, cintos e chapéus de palha de carnaúba, buriti, milho, juta, piaçava, licuri…
A base dos produtos é feita por artesãos de diferentes Estados do Nordeste e montadas e customizadas com couro, rendas, bordados e ferragens no ateliê de Lindonice no Rio de Janeiro. As interferências, marca registrada da Pernambucana, vão de detalhes em couro de tilápia a bordado filé, uma parceria com a alagoana Petrucia Lopes.
Nascida em Recife e de família simples, Lindonice é a terceira filha de 11 irmãos. Focada e decidida a mudar de vida, formou-se em História aos 20 anos. No ano seguinte, casou-se com um militar e se mudou para São José dos Campos. Em São Paulo, estudou Direito, se especializar na área tributária, foi procuradora do INSS e até vereadora em 1989. Foi a primeira mulher presidente da Câmara Municipal de SJC e também a primeira a presidir um time de futebol da primeira divisão paulista, o São José Esporte Clube.
Um novo casamento a levou para o Rio de Janeiro, onde reside há 22 anos. O nome da marca é uma brincadeira com a expressão “carioca da gema”. Lindonice ainda atua como advogada tributária e é ávida colecionadora de arte nacional – possui quadros de Di Cavalcanti e Francisco Brennand, mas afirma que gosta mesmo é da arte popular. As obras dos gigantes estão ao lado de uma cadeira feita especialmente para ela pelo mestre do couro cearense Espedito Seleiro.
É essa miscelânea de referências de Lindonice que fazem a Pernambucana tão original – a marca está presente em mais de 20 multimarcas e se prepara para lançar uma collab com a baiana Adriana Meira. Tem dúvidas que vem coisa boa por aí?