O nome da alagoana Foz não é gratuito. A marca nasceu em 2020, depois de uma viagem ao longo do São Francisco feita por Antônio Castro. Do litoral do Estado, mas com uma família inteira enraizada pelo sertão, Antônio estudou moda em São Paulo e decidiu que sua marca deveria resgatar os saberes artesanais ancestrais do Estado, trazendo as narrativas das comunidades ribeirinhas. Assim, bordados, tricôs, entalhes, cestarias, cerâmicas e rendas são fios condutores da Foz.

Veja o caso da Bolsa Lourdes (foto 3), feita toda em bordado boa-noite e couro de cabra de curtimento natural, em Entremontes, pequeno povoado na beira do São Francisco de importância histórica pelo casario colonial preservado e por ter sido importante parada do Cangaço. Ou dos colares confeccionados ali do lado (foto 2), na Ilha do Ferro, região que de uns tempos para cá ganhou notoriedade por sua efervescência artística.

A Foz é adepta extrema do slow fashion – só faz uma coleção por ano para respeitar o tempo da produção artesanal autêntica –, sabe da necessidade de ser o mais sustentável possível – o tingimento das peças é natural, feito com casca de Jurema Preta, árvore característica da caatinga – e valoriza a transparência e protagonismo da cadeia produtiva – as peças são batizadas com os nomes das bordadeiras e carregam uma tag que informa quem fez e quantas horas levou.

Além de roupas e acessórios, a Foz vez ou outra flerta com o mobiliário, trazendo peças de decoração para as coleções. A próxima, batizada de Peixaria Santo Antônio, trará bordados em cambraia de linho e sandálias em couro feitas em parceria com a marca sergipana especializada em couro Tsuru.

“Hoje seguimos com as bordadeiras de Entremontes, primeiro grupo com que trabalhamos, além de desenvolvimentos pontuais com alguns artesãos da Ilha do Ferro. Nossas novas parcerias, fruto da coleção Peixaria, foram com o núcleo de mulheres de Coruripe – Pontal Art, as bordadeiras de Capela – Mimos de Dona Peró, o Instituto do Bordado Filé de Alagoas – Inbordal e o grupo Ramas no interior de São Paulo, além da parceria que fizemos com a Tsuru de Aracaju, Sergipe, para os calçados da coleção”, finaliza.

Atualmente, as peças da Foz estão disponíveis no e-commerce, em São Paulo, na loja Bemglô, e em Maceió no Estúdio Alavantú.

Bemglô: R. Oscar Freire, 1105 – Jardim Paulista, São Paulo – SP

Estúdio Alavantú: R. Eng. Mario de Gusmão, 551 – Ponta Verde, Maceió – AL