Azulejo de amarrar
Azulejo de amarrar
Quando se fala no Centro Histórico de São Luís do Maranhão imediatamente vem à mente o casario colonial com seus azulejos portugueses – não à toa a cidade recebeu em 1997 o título de Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO por conta de seu conjunto urbanístico e arquitetônico. Quem conhece a capital maranhense sai encantado com seus casarões com azulejos de padronagens em azul e branco, com amarelos aqui e ali.
Miniexemplares desses azulejos são o souvenir que todo mundo leva na bagagem. Mas, desde o ano passado, há outra opção mais fashion: graças à MV by Mariana Valporto é possível levar lenços que reproduzem as clássicos padronagens. Fundada pela arquiteta Mariana Valporto, a marca nasceu do desejo de traduzir a cultura da capital maranhense em um produto.
A sacada para a MV veio de viagens ao exterior. “Como também sou designer de produto, pesquisava como as pessoas traduziam a cultural local em peças para presentear”. Foi aí que a Mariana arquiteta lembrou dos azulejos característicos de São Luís. “Somos reconhecidos mundialmente pelo nosso patrimônio azulejar.”
Mariana começou a pesquisar e fotografar os azulejos do Centro Histórico para desenvolver as estampas dos lenços. Como o azul e branco predominam, desenvolveu molduras e pequenas intervenções nas bordas para deixar as estampas mais interessantes, num jogo cromático.
Todos os lenços vêm em uma caixa transparente, pensada justamente para que a pessoa possa ver qual estampa está comprando. Além disso, está presente na embalagem um QR Corde que mostra o local exato, no mapa, do prédio no Centro Histórico onde está localizado aquele azulejo.
Hoje, a MV tem uma coleção fixa com 8 estampas e ensaia uma expansão. “Já recebo pedidos para fazer cangas ou tecidos maiores, que permitam diferentes usos”. Os lenços, perfeitos para presentear estão à venda no hotel Blue Tree Towers, no bairro do Calhau, e na loja Mimo Azulejos. Mariana também faz vendas pelo WhatsApp, com envio para o todo Brasil.