Olhos de ouro, mãos de cerâmica, caju de madeira: todos esses símbolos e materiais diversos fazem parte do universo lúdico da Misino, marca cearense de design que usa o surrealismo para criar peças de vestir o corpo ou a casa. A empreitada nasceu no fim de 2022, quando Bianca Misino decidiu alçar voo solo após cinco anos como estilista da Catarina Mina, onde aprimorou o olhar e o fascínio pelas manualidades.

Canecas, pratos, brincos, colares, broches, xícaras, jarros e bowls: todas as peças da Misino chamam atenção porque aliam esse toque surrealista à delicadeza do trabalho em cerâmica de Bianca. Formada em Design de Moda, a artista traz para suas obras um eterno estudo sobre o comportamento humano, as memórias afetivas e sobre a natureza em seu entorno.

“Ainda trabalho com moda até hoje, mas o contato com as artesanias como a cerâmica e a marchetaria foram os motores de impulso para sair do vestir o corpo e passar a vestir o espaço”, conta.

Bianca afirma que a Misino nasceu do desejo de ver peças que questionassem os limites entre o utilitário e a arte e que também contassem histórias, de moda a ocupar os ambientes para além do mero usufruto estético.

“Minhas referências são inúmeras dentro da arte e do design. Seria impossível listar. Mas meu processo criativo deriva muito da própria natureza do fazer das peças e seus processos. Uma vez em contato com eles, passo a perceber como me modificam e se conectam com o que tenho de íntimo”, diz.

Outros elementos como o crochê e pérolas também surgem como detalhes em vasos ou acessórios, quase sempre esmaltados em cores mais neutras, como cinza, branco, preto e azul esmaecido.

Se você se apaixonou por tudo – assim como nós –, a boa notícia é que a Misino é uma das marcas que fazem parte do nosso festival NORDESTESSE, que vai ocupar a multimarcas Pinga do Rio de Janeiro no mês de junho. Teremos festança de abertura do festival no dia 11 junho – mas o espaço de decoração será inaugurado antes, no dia 6, quinta que vem, ao lado de uma especialíssima seleção de peças perfeitas para as festas de São João com o Arraial da Arara. Vamos?

Pinga Rio: Rua Redentor, 64, Ipanema