Foi auxiliando a mãe professora de educação infantil que Elohá Lima começou a ganhar gosto e aprender a manusear papel, tesoura e tintas. “Estar com minha mãe fazendo essas produções são memórias que me inspiram até hoje”, conta.

E foram dessas memórias abstratas que surgiu em 2021 a Algo Atelier, marca recifense que produz capas de almofadas, cachepôs, jogos americanos e diversos itens de decoração feitos de algodão estampado, utilizando a técnica stencil screen, processo manual e fluido que dá vida às estampas geométricas e formas orgânicas características da Algo.

Antes de se tornar artista, Elohá trabalhava em uma loja de decoração na qual passou a ter contato com peças de design assinadas. E foi durante a pandemia, após se desligar do antigo trabalho, que resolveu abraçar de vez sua veia criativa. “As primeiras peças foram almofadas e cachepôs. A ideia sempre foi levar conforto e natureza pra dentro de casa, já que estávamos todos isolados.”

Sobre o nome? Uma derivação do algodão, já que todos os produtos são feitos a partir dele. Eloah desenha primeiro a estampa no papel, para depois passar pelo desenho no acetato e, em seguida, a peça recebe a pintura no stencil.

“Cada coleção tem uma cartela de cores e inspirações próprias, mas todas remetem a algum elemento da natureza, as folhas, a terra, o mar. São as maiores referências para a criação das estampas “, conta.

Tons terrosos e variações de verde são bem presentes, assim como as diversas tonalidades de azul, representando a imensidão do céu e mar do Recife.

Os itens são produzidos no ateliê da marca, que fica no Ed. Douro, rua Ulhôa Cintra, 122, no Centro do Recife (PE).