Hospedar com arte
Hospedar com arte
É no bairro de Cabo Branco, em João Pessoa, há 500 metros da orla da praia que está localizado o Xilo Hotel. Inaugurado em 2016, o hotel boutique se propõe a ir além: é um local de imersão nas tradições e nas potências da Paraíba e em tudo que o estado tem de melhor. Nada ali é por acaso e o manifesto do empreendimento declara: “quem viaja, transpassa a barreira do indivíduo. Você já não é um, é a soma de todos os pedaços que se acumularam em sua passagem”.
A ideia do Xilo começou em 2014, quando os irmãos Thiago, Dimitri e Pablo sentiram a urgência de reconexão com as origens paraibanas. Inquietos e com espírito aventureiro, sabiam que queriam criar mais do que um hotel. A ideia era misturar arte, design e viagem e mostrar a potência do Nordeste de uma maneira bem prática, material.
O nome carrega o sotaque do Nordeste. Xilo é a madeira e a arte que se grava nela. “Viemos dessas raízes e valorizamos sua natureza, cultura, o aconchego e a comida”, afirmam os irmãos. É perceptível a vontade de criar conexões reais e não só com os hóspedes, mas com a natureza, com os artistas, com os produtores e os fornecedores da região.
A decoração do espaço mostra o carinho do trio não só com o Xilo, mas com a arte do Nordeste: nas paredes, obras de street art se misturam a xilogravuras e serigrafias de jovens artistas como o pernambucano Bozó.B (no instagram, @bozobacamarte) e do coletivo de artistas do Acidum Project (@acidumproject). As peças são cuidadosamente iluminadas, de forma a serem descobertas, como em uma exposição intimista em que só há você e a obra.
A veia empreendedora dos irmãos se divide com uma vertente artística, já que peças do mobiliário foram desenhadas por eles especialmente para o Xilo. O armário Pau de Arara, que foi criado por Dimitri, aparece em diferentes cores decorando suítes. Na cafetaria estão as coloridas cadeiras Xilo, feitas de ferro e espaguete de PVC. Por fim, tem a mesa Taco, criada a partir do taco original da casa, uma homenagem ao espaço que antes acomodava a família que criou o hotel.
O Xilo ativa todos os sentidos. Lá você encontra o melhor queijo manteiga e uma seleção impecável de produtos locais em receitas que resgatam os saberes tradicionais da culinária paraibana. É uma experiência única e genuína, como afirma Thiago: “tudo de alguma maneira foi pensado para que se perceba a riqueza e a potência daqui”.
Para expandir os horizontes dos que lá chegam, ele e Pablo criaram a Que Visu. A agência promove passeios que fogem do lugar comum, como a Expedição Cariri, uma imersão no sertão que alia paisagens impressionantes a um mergulho na gastronomia e saberes artesanais da região. “Não somos só seca de um lado e sol e praia do outro. Há experiências riquíssimas a serem vividas, mas quase nenhum viajante tem essa visão”, completa Thiago.
E vale ressaltar: diferente de um museu, onde você leva no máximo um souvenir da mostra, no Xilo é possível adquirir as peças que estão expostas. Isso é possível graças à parceria com a Nuvem, produtora cultural de Recife que trabalha com uma nova safra de artistas que mescla tradição ao street.
Endereço: R. Juíz Amaro Bezerra, 62 – João Pessoa | PB
Telefone: (83) 3566-8365
Fotos: Divulgação/Xilo Hotel