Arte instagramável
Arte instagramável
É possível viver uma vida “instagramável”? Foi essa reflexão que guiou a pernambucana Giovanna Simões em “Born To Be Loved”, série de telas nas quais usa e abusa do humor e ironia, que são marcas de seu trabalho, para criticar o exibicionismo que rodeia os conteúdos das redes sociais. Pense em personagens fazendo selfies no espelho, mas, no lugar do rosto da influencer, está a cabeça de um pavão.
A série começou a ser produzida em 2021, bem no período pandêmico em que ficamos vivendo através de telas. De lá pra cá, porém, Giovanna passou a abordar novos temas, especialmente a busca do autoconhecimento, o tarô e a radiestesia – que estuda desde 2016.
Suas telas também chamam atenção pela riqueza de detalhes e pelo hiper-realismo, inclusive nas roupas dos personagens. A mãe de Giovanna era dona de confecção, o que já a influenciou desde a infância. “Cresci em cima de uma mesa de corte. Na adolescência, desenhava e costurava minhas próprias roupas”, lembra.
Já aos 19 anos, começou a trabalhar na área. Passou por vendas, produção e também criação. Cursou Administração, o que trouxe bagagem para abrir uma marca própria. Só que, para empreender, precisou deixar o que mais gostava de lado: a criação. Entrou em crise, fechou a marca e decidiu passar um ano sabático na Alemanha.
Em Berlim, começou a experimentação com o desenho e com o autorretrato, o que a obrigou a aprender mais sobre luz e sombra. Experimentou a aquarela, mas se encontrou mesmo na tinta a óleo. De volta ao Brasil, em 2014, emplacou logo uma exposição solo.
Atualmente, a artista se divide entre Recife – é na capital que o filho estuda – e Gravatá. É lá que fica o Criatório, uma espécie de casa-estúdio para todo tipo de manifestação artística: de pintura à gravação de produtos audiovisuais. Gio dá aulas de aquarela e outras técnicas artísticas, além de atender como taróloga.
Neste ano, passou a ser representada pela também recifense Galeria Marco Zero. A obra que foi exposta na ART*PE, inclusive, foi a primeira deste novo momento.