Verdadeiro oásis em meio ao caos urbano de uma metrópole como Recife, o eva nasceu em plena pandemia, mas logo se consolidou como um dos espaços mais agradáveis da capital pernambucana. Um dos segredos é o fato de estar instalado num antigo viveiro de plantas no bairro do Espinheiro. O outro é o esquema colaborativo do espaço, que tem também uma excelente loja de vinhos, um café e uma floricultura na entrada.

Ex-publicitário, o chef André Britto — que conta com os parceiros Júlio Vieira e Márcio Pedrosa no comando do eva — se descreve como um “artista culinário” e sua cozinha, autoral contemporânea, faz uma delicada e singela releitura de pratos e ingredientes típicos de Pernambuco. Por estar localizado no que já foi um dia uma casa de plantas, temperos são sempre frescos, vindos de uma mini horta no fundo do terreno, onde se encontram pés de manjericão, alecrim, rúcula, cebolinho, cipó-alho e outras ervas e temperos.

Quem é ligado em gramática deve ter percebido que o nome do restaurante apareceu neste post com a inicial em minúsculo. “Quem disse que para ser especial precisa ser grande?”, indaga o eva. Essa escolha vai ao encontro com o conceito do local: “Simples, mas surpreendente: esse é o objetivo. Entregar o nosso melhor nos pratos, no atendimento, na experiência, sem perder, jamais, a simplicidade”.

E é justamente essa simplicidade que faz do eva o lugar perfeito para um happy hour regado a muitos drinks e petiscos deliciosos. Nossa recomendação são: Beliscão de Uçá, ensopado de patola de caranguejo com panceta defumada; ou então a Tulipa Atolada, coxinhas de asa invertidas “atoladas” no molho de tomate especial com goiabada e cidreira, perfeita para quem gosta de comidas agridoces e aromáticas.

No cardápio do almoço, carnes nobres dividem espaço com o peixe Tambaqui na brasa e Salmão defumado na própria casa em lenha de goiabeira. Ingredientes pouco utilizados, como sementes, folhas e frutos de plantas exóticas também têm vez no eva. A loja de vinhos anexa oferece rótulos nacionais e internacionais, selecionados com cuidado e rigor, e a sommelier de lá sempre dá dicas do que combina melhor com seu prato ou espírito.

O ambiente descontraído e moderno é aconchegante e nos faz querer ficar por muitas horas. Ele é prova de que a equação comida de qualidade + bebidas diferenciadas + boa companhia = escolha sem erros.

@vainoeva

www.vainoeva.com

eva: Rua Quarenta e Oito, 490 – Espinheiro, Recife | PE

Quarta a sábado: 11h30 às 23h

Domingo: 11h30 às 18h