Bijoux de fé
Bijoux de fé
Reparou que as peças criadas por Camila Oliveira quase sempre trazem branco, dourado e detalhes de búzios africanos? “Minha avó paterna, Dona Alzira, era mãe pequena (segunda autoridade máxima nos terreiros de candomblé), e sempre andava com um balangandã e peças douradas. Quando faço minhas bijoux, sinto essa conexão com ela, é como se estivesse me comunicando”, explica Camila, sobre o DNA da Dua (no Instagram, @somosdua), marca que criou em parceria com a mãe, Dona Nádia, em 2018.
“Comecei de maneira informal, porque sentia necessidade de trabalhar manualidades, era um jeito de me conectar com um sentimento ancestral. Tem quem relaxe fazendo pão, eu relaxo criando joias. Sinto algo me guiando, quase entro em transe!”.
Pós-graduada em moda e atualmente estudando Artes da Universidade Federal da Bahia, Camila, 29 anos, era da equipe de estilo da Boah, marca de alfaiataria descontraída que é a cara da Bahia, com cinco lojas em Salvador.
Sua primeira cliente oficial foi justamente a Boah, e no início Camila conciliou os dois trabalhos. Mas a demanda da própria Dua foi aumentando, e o hobby virou negócio.
Suas peças, esculturais e com sensualidade latente, têm base de madeira ou metal com banhos de ouro, e eventualmente ouro velho também. Miçangas de vidro e búzios (tanto o branquinho quanto o africano, mais escuro) completam o estilo de pura baianidade que define a Dua.
As peças mais clássicas, que não saem de linha, sempre levam nomes de mulheres que foram importantes em sua vida. O colar Helena, todo de miçangas, é uma homenagem a uma tia-avó, que adorava joias mais bold.
Indo além dos acessórios que enfeitam e protegem quem usa, esse lado místico das crenças e fé agora chegam em uma linha casa, trazendo elementos como a Carranca, búzios e pêndulo carpa para itens decorativos de parede. A novidade foi criada especialmente para a participação na FENEARTE, maior feira de artesanato da América Latina que é tradição em Pernambuco. Camila usou como matéria-prima o latão, que passou por um processo de vernização para melhor acabamento e durabilidade.
A Dua possui loja própria, em Salvador, e pode ser encontrada em três multimarcas baianas: uma em Caraíva, outra em Barra Grande e na Miranda Estúdio, no Rio Vermelho, destino obrigatório para quem está de passagem por Salvador e quer levar alguma lembrança original da cidade.
Rua Guedes Cabral, 88, Sala 19 – Salvador