Impulsionar o empreendedorismo social através de um artesanato que tem como base a sustentabilidade e as tradições locais. Essa é a missão do Casa de Maria, projeto fundado em 2017 no Recife com o objetivo de fomentar a produção e comercialização de acessórios e objetos de decoração feitos artesanalmente, para gerar emprego e renda para famílias em situação de vulnerabilidade econômica.

O Casa de Maria é o braço empreendedor e de design no Aria Social. Criado em 1991 pela bailarina Cecilia Brennand, o Aria Social é, desde 2004, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que educa e profissionaliza através da arte. Sua missão é “promover a transformação humana através da arte-educação de qualidade, oferecendo a formação e profissionalização em música e dança a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social”.

O Casa de Maria nasceu da percepção coletiva das mães de alunos do projeto de educação em dança e música de que, juntas, poderiam criar uma maneira de complementar a renda familiar se compartilhassem o que conheciam sobre saberes manuais umas com as outras. O que surgiu informalmente logo foi abraçado pelo Aria Social como mais uma de suas missões. “O Casa de Maria nasceu da união de mulheres fortes que têm no trabalho manual e artesanal não só fonte de renda, mas fonte de vida. O convívio e a troca de aprendizado transformam todas que passam pelo projeto, mostrando que um mundo de possibilidades aguarda aqueles que criam arte de forma genuína”, diz Cecilia Brennand.

Localizado em Jaboatão, na Grande Recife, no mesmo prédio onde crianças e jovens se profissionalizam em dança e música, o Casa De Maria hoje tem loja própria e espaço para oficinas de tricô; tecelagem em jornal; crochê; macramê; costura iniciante e avançada. Graças à parceria com o SEBRAE, as artesãs do Casa de Maria também recebem educação financeira e aulas de empreendedorismo. Esses cursos são essenciais para garantir autonomia e a prosperidade dos negócios. Afinal, conhecimento é poder.

Atualmente com 75 artesãs compondo o grupo, o Casa de Maria é um dos nomes do Raízes, projeto da multimarcas pernambucana Dona Santa que tem como objetivo ser vitrine para criativos da região Nordeste. Por lá é possível encontrar, por exemplo, as charmosas bucket bags com papel jornal substituindo a palha, que foram desenvolvidas em parceria com Marcia Kemp, fundadora e diretora da Nannacay, marca de acessórios feitos por artesãs de diversas localidades da América Latina.

Os produtos de crochê e macramê ganham toques fashion e contemporâneos graças à estética da designer pernambucana Gisela Moraes, diretora criativa do Casa de Maria. Outro hit dos projeto são os belíssimos lustres e jogos americanos que formam lindos caleidoscópios de flores, frutos de uma oficina com o premiado designer do mato-grosso Sérgio Matos.

As parcerias das esferas públicas e privadas são essenciais para manter o Casa de Maria funcionando e prosperando. A arte e a educação se mostram, mais uma vez, fundamentais para a existência e resistência. É preciso valorizar, cada vez mais, quem mantém vivo os ensinamentos ancestrais. Quanto mais nos vestirmos da nossa própria história, mais nos desenvolveremos enquanto sociedade e enquanto brasileiros. Sigamos!

@ProjetoCasaDeMaria

Avenida Ayrton Senna da Silva, 748, Jaboatão dos Guararapes | PE