Geleia de maracujá com cachaça. Doce de caju com banana. Queijo de cabra temperado com ervas nordestinas. Café de torra especial com notas de rapadura. Flocos de milho crioulo para fazer polenta. Espumante de caju. Cerveja com mel e cachaça de umburana premiadas. Essas são algumas das iguarias garimpadas pela paraibana Renata Almeida, executiva com passagem por empresas com a Vale do Rio Doce, que hoje toca a Kassuá, empreendimento que nasceu durante a fase mais crítica da pandemia para ajudar pequenos produtores e artesãos que sofreram forte baque com o comércio fechado e a paralisação das atividades turísticas.

Primeiro Renata pensou em montar um market place onde pudessem escoar a produção, mas descobriu que a maioria dos produtores não estava preparada para comercializar digitalmente seus alimentos e peças de artesanato. “Não sabiam tirar a foto certa, e tinham também dificuldades fiscais e contábeis para operar digitalmente”, relembra.

Decidiu então ela mesmo comprar os produtos e revendê-los na Kassuá, assumindo também toda a parte de imagem. Com foco no digital – mas também presente em eventos, como feiras de gastronomia e o Festival NORDESTESSE –, a Kassuá oferece em seu e-commerce tanto caixas montadas e temáticas como itens avulsos, todos produzidos por empresas locais. As caixas também trazem peças de artesanato como cumbucas de barro pintadas por mulheres quilombolas, copos americanos ilustrados e conjuntos de ágata.

“Temos muitos produtos de qualidade elevada na região, que ganham prêmios nacionais e internacionais, mas que não são conhecidos do grande público”, explica Renata. Seu objetivo com a Kassuá não é apenas comercializar os produtos, mas sim contar a história. Para ela, a falta de conhecimento é a principal barreira ao crescimento do consumo. “Ninguém consome o que não conhece”.

O trabalho de Renata Almeida é nadar contra a maré. Afinal, a produção artesanal segue um ritmo próprio que não consegue se adequar à atual demanda da população – e também aos interesses dos grandes mercados. “É possível fazer escolhas mais profundas e optar por um produto local independente. Para a indústria, não vai fazer diferença nenhuma, mas para o pequeno produtor o impacto é gigante”.

Com o lema “Levamos a alma do Nordeste até você”, o www.kassua.com.br de fato é um mergulho no que temos de mais autêntico. Renata sugere receitas e drinques fáceis de fazer em casa, e navegar pelo site é como se você estivesse viajando, sem sair do lugar. É o melhor do Nordeste a apenas um clique.