“Sou ariana e vivo de amor profundo”: é assim que Gabriela Moreira, artesã por de trás do Ateliê DiMadê, se define. Engenheira civil de formação, a baiana trocou as obras pelas madeiras e desde 2022 se dedica exclusivamente à marcenaria, com um portfólio que passa por peças decorativas, utilitárias e até brinquedos, sempre em formatos geométricos.

Natural de Ilhéus, assim como Jorge Amado, Gabriela tem esse nome por causa da personagem do consagrado escritor – o pai é fã! Aos 18, mudou-se para Salvador para fazer faculdade. Chegou até a tocar uma empresa de manutenção predial, mas não se sentia realizada e decidiu partir para um mestrado.

Em uma disciplina livre de Design de Produto da UFBA, viu a luz no fim do túnel. “Num é que esse negócio é legal?”, pensou. Começou a pesquisar mais sobre marcenaria e usou a rescisão para comprar maquinário. De forma empírica, testou, errou, aprendeu. Criou também o nome e a identidade visual da marca. Gabriela queria algo engraçadinho e chiclete: “de madeira” virou “DiMadê”.

“Na minha família ninguém trabalha na área. Foi uma briga para que entendessem meu dese12jo de virar artesã.” A relação com os fornecedores também é complicada. O universo da marcenaria é muito masculino, mas Gabriela não se deixa abater.

As criações da DiMadê são divididas em três nichos: produtos de gastronomia, artigos de decoração e brinquedos. Gabriela usa apenas madeiras brasileiras e certificadas, como a Muiracatiara e o Pinus, que é a matéria-prima dos brinquedos por ser mais leve.

Os filhos são fonte de inspiração. “Eles são meu INMETRO, testam as peças e se divertem! Esses dias pegaram o jogo da velha e disseram que era uma forma de cupcake.”

O amor pela Bahia também inspira na hora de criar. A DiMadê traz nas peças a assinatura “feito na Bahia”. “O baiano tem a capacidade de transformar um entrave em um degrau. Esse é o mote do meu trabalho também.”

Hoje o Instagram é a principal vitrine do trabalho de Gabriela Moreira. As peças podem ser adquiridas no e-commerce e, também, em duas feiras onde a DiMadê marca presença sempre: Salvador Boa Praça e Rozê – Feira de Arte, Cultura e Empreendedorismo Feminino e Feminista, ambas em Salvador.