A joia e o espinho
A joia e o espinho
Xique-xique é um cacto típico do sertão nordestino, semelhante ao Madacaru (mas com ramificações mais baixas), usado para alimentar o gado nos períodos de seca e também conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias. Seus espinhos brancos e longos não tinham exatamente uma finalidade, muito menos fashion. Até o multiartista cearense Antônio Rabelo decidir aproveitar a rigidez dos espinhos para criar joias que são verdadeiras obras de arte.
De tonalidades terrosas, seus brincos, colares, pulseiras e anéis chamam atenção justamente por não ser possível identificar de imediato a origem do material. Nascido e criado em Quixeramobim, no Sertão Central do Ceará, Antônio se especializou no design de joias em 2005 e, desde o início, criava a partir da observação de seu entorno.
Foi assim que viu nos espinhos do Xique-Xique uma possibilidade de criar sua alternativa na joalheria. O processo criativo passa pela oficina do designer, que conta com apoio da família em todo o processo, do corte à lapidação.
“Temos um grande respeito pelo meio ambiente. A planta não sofre nada, é como se fosse uma poda de folha. O acabamento é feito através da raspa, lixa e impermeabilização para selar e dar resistência, além do brilho único que os espinhos têm depois desse trabalho”, esclarece Antônio.
A turmalina, a água-marinha, o citrino e o berílio são algumas das pedras que complementam suas peças. O resultado inusitado deu passaporte para que as criações de Antônio chegassem a pontos de venda na China e Japão.
Antônio é filho amado de Quixeramobim e existe até um museu reunindo sua obra, onde todos os processos de criação estão expostos. Ainda para este ano, está previsto um livro-homenagem à sua trajetória.
“Não estou muito preocupado com o tempo, sabe? Quando se desenha coisas reais, elas nunca se perdem”, completa.
Gostou? Então não se preocupe: você não precisa ir até Quixeramobim. As joias de Antônio são vendidas na Patú, marca cearense que vem também do Sertão Central e que tem uma linda loja na Vila Madalena, em São Paulo. Outra opção é comprar as joias através do perfil do próprio Antônio no Instagram.
Patú:
Rua Girassol 320 – Vila Madalena – São Paulo, SP